Com atividades inteiramente gratuitas, espaços museais da Universidade se preparam para receber o público
De 14 a 17 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) irá movimentar os câmpus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios. A programação inclui atividades gratuitas promovidas pelos museus da instituição, como exposições, mostras científicas, oficinas, minicursos e visitas guiadas.
No Museu Casa do Reitor, além de conhecer o acervo do Centro de Memória da UFRRJ e mergulhar na história da cultura universitária, será possível participar de oficinas e minicursos.
Em 15/10, das 13h30 às 15h30, acontecerá a oficina Encadernação Artesanal. A atividade inclui a apresentação dos materiais e ferramentas utilizados no processo artesanal de encadernação, demonstrações de dobragem, corte e furação de papel, além da construção de um caderno de brochura.
No dia 16/10, são oferecidas 10 vagas para o minicurso O Revés nas Propostas Educativas Museais, cujo principal objetivo é fomentar as reflexões e o questionamento sobre o papel e as possibilidades de atuação do setor educativo dentro da instituição museal. No período da tarde, acontecerá o minicurso Pensar Museu: possibilidades de pensar o museu e seu entorno e a oficina Monotipia Botânica: Arte, Mata Atlântica e Patrimônio Cultural. A técnica da monotipia, que é conhecida no universo da arte desde o século XVII, trata-se de uma impressão que resulta em uma imagem única. Para isso, serão utilizadas plantas, pigmentos naturais e guache. A oficina também enfatiza a influência da língua Tupi em nossa cultura e apresenta a correlação entre nomes de origem indígena e a preservação da Mata Atlântica.
E, em 17/10, será possível participar da oficina A cor sobre o espaço museal, que busca democratizar o ensino das artes ao estimular a produção de desenhos de observação.
A exposição Conheça a patologia veterinária – O acervo e sua história, que busca popularizar os conhecimentos sobre diversas doenças dos animais domésticos e silvestres, estará em cartaz no Museu de Anatomia Patológica Carlos Tokarnia (MAPCT). Além de reunir cerca de dois mil exemplares de patologias de diversas naturezas, como doenças infecciosas, parasitárias e traumáticas, o acervo do Museu também apresenta a história de trabalho de várias gerações de patologistas, como Paulo Dacorso Filho, Jürgen Döbereiner e Carlos Hubinger Tokarnia.
No dia 15/10, das 9h às 12h e das 13h às 16h, e no dia 17/10, das 9h às 12h, serão realizadas visitas guiadas ao Museu, no Anexo I do Instituto de Veterinária, onde o público poderá apreciar as diversas coleções de patologias e descobrir curiosidades científicas. Já na quarta-feira, dia 16/10, os visitantes serão recebidos no Pavilhão Central (P1), câmpus Seropédica da UFRRJ.
O Museu de Solos do Brasil (MSB) promoverá visitas mediadas ao seu acervo para popularizar os conhecimentos sobre a Ciência do Solo. As visitas possuem duração de três horas e acontecerão na terça-feira, 15/10, às 8h30 e às 13h30; na quarta, 16/10, às 8h30 e às 13h30; e na quinta, 17/10, às 11h30.
O MSB também realizará uma exposição itinerante no Pavilhão Central (P1), câmpus Seropédica, de 14 a 17/10, das 8h às 12h, para apresentar materiais de seu acervo e suas atividades de divulgação e popularização da ciência do solo.
Com a exposição Diversidade, arte e conhecimento, o Museu de Zoologia pretende envolver os visitantes na diversidade animal dos biomas brasileiros. Por meio de jogos lúdicos e artes confeccionas por estudantes de diversos cursos da UFRRJ, os visitantes serão ambientados em cada um dos biomas. O objetivo é comunicar de forma lúdica e artística o conhecimento atual sobre a biodiversidade brasileira, relacionando-a com o amplo acervo zoológico da Universidade, que conta com animais taxidermizados, esqueletos montados e uma coleção de ovos de aves. O Museu estará aberto para visitação nos dias 15/10 e 16/10, das 10h às 12h e das 13h às 15h, e no dia 17/10, das 10h às 12h.
A mostra científica Tesouros da Terra – Museu de Rochas e Minerais da UFRRJ ocupará o jardim interno do Pavilhão Central (P1), câmpus Seropédica, no dia 16/10, para apresentar aos visitantes a coleção do Museu de Rochas e Minerais, vinculado ao Instituto de Geociências. Será uma oportunidade de o público interagir com professores e estudantes da Universidade e de conhecer amostras de minerais de diferentes classes e composições químicas e de rochas representativas de ambientes ígneos, sedimentares e metamórficos.
O Museu da Química Profª Aparecida Cayoco Ikuhara Ponzoni promoverá visitas guiadas no dia 16/10, a partir das 9 horas. Durante a visitação, serão realizadas pequenas oficinas e jogos interativos. O público ouvirá um pouco da história da UFRRJ e do Instituto de Química e poderá conhecer o acervo do museu. Ao final, os visitantes poderão participar da montagem de modelos de estruturas químicas ou de um jogo da memória sobre o acervo, a depender da idade e ciclo escolar.