A exposição sobre anomalias e má-formação de animais do Museu de Anatomia Patológica Carlos Tokarnia (MAPCT) faz parte do circuito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A tenda organizada pelo grupo do Instituto de Veterinária ficou aberta na parte da manhã e da tarde do dia 17/10 nos jardins do Pavilhão Central (P1), no câmpus Seropédica. O evento contou com a presença de diversos colégios estaduais e municipais da Baixada Fluminense e da Costa Verde do Rio de Janeiro.
‘’Achei a exposição muito boa, principalmente por ser ao ar livre, porque a visão do aluno nas escolas é aquela visão muito encurtada em sala de aula, é sempre aquela visão confinada’’ disse Alfredo Martins, professor de biologia do Colégio Estadual Coronel Sérgio José do Amaral, de Magé-RJ.
Na exposição, diversas perguntas sobre os animais com variadas anomalias físicas foram feitas pelos estudantes, que tiveram acesso a uma pequena amostra do acervo com mais de 2000 mil peças que o museu dispõe no Instituto de Veterinária. De gato com duas cabeças, crânio de uma tartaruga cabeçuda, até um filhote suíno ciclope, a exposição foi um sucesso entre os alunos.
Estudantes do CE Coronel Sérgio José do Amaral comentaram:
‘’Eu achei muito legal o porco de um olho e as outras anomalias em animais, não sabia que isso poderia acontecer com um eles’’.
“Eu pensava que essa coisa de ciclope era só em fantasia, mas ver o porco de um olho ali foi bem interessante”.
No final, as alunas de Veterinária responsáveis por guiar a visitação na tenda organizaram um jogo no qual dois alunos participavam e o objetivo era acertar a zoonose, ou seja, a doença infecciosa transmitida entre animais e pessoas, que o outro participante escolheu.
O jogo educativo, assim como a exposição do Museu Tokarnia, tem o objetivo de despertar o interesse pela temática científica nos estudantes que estão em processo de descoberta acadêmica.
Confira imagens da visita na galeria a seguir:
Serviço:
O Museu de Anatomia Patológica Carlos Tokarnia é aberto a visitação todos os dias das 9h às 16h.
Endereço: BR 465, KM 7, Bairro Ecologia, Anexo 1 do IV, Museu de Anatomia Patológica Carlos Tokarnia (salas 1, 2 e 3).
Para a visita guiada é preciso agendar antes pelo e-mail: museutokarnia@gmail.com
Mais informações no site e no Instagram do Museu.
Por Matheus Mendonça (texto) e Isabela Soares (fotos) – Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Edição: Michelle Carneiro (CCS/UFRRJ).