O jogo GeoDetetive permitia que os visitantes pudessem manusear rochas popularmente conhecidas

O Museu de Rochas e Minerais (MRM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) esteve de portas abertas na 22° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para realização da atividade“Geodetetive: descobrindo o mistério das rochas”.
Além de apresentar o catálogo de mais de 800 amostras que são expostas no museu, a atividade extensionista convidou os visitantes para um jogo que se baseava em exemplares e pistas para que tentassem reconhecer os tipos de rochas apresentados.
Coordenada pela professora Soraya Almeida e ministrada por Bianca Santos, Breno Azevedo, Eduarda Carnivali, Paula Reis, Rodrigo Rodrigues, Thamara Brasil e Tiago Borges, o jogo apresentou aos visitantes rochas como carvão mineral, mármore e granito.

“É uma experiência gratificante, porque é um curso que não é tão divulgado. Quando crianças, não sabemos o que é a geologia. E eu vejo o museu como uma porta de entrada para muitas crianças que vem aqui. Eu acho legal divulgar nossa ciência, o que a gente estuda”, disse Rodrigo Rodrigues, aluno da Geologia.



O Museu foi inaugurado em março de 2025 e fica localizado no câmpus de Seropédica, próximo ao setor de Avicultura e após a Petrologia.
Acompanhe a cobertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no site: https://snct.im.ufrrj.br/
Serviço
Museu de Rochas e Minerais da UFRRJ
Endereço: Instituto de Geociências – BR-465, Km 7 – Seropédica/RJ. CEP: 23.897-000.
Aberto à visitação do grande público de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.
Agendamento de visitas pelo e-mail: museurm@ufrrj.br
Instagram: @mrm.ufrrj
Texto: Ruan Fernandes, bolsista de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Fotos: Ana Clara Tavares, bolsista de Jornalismo da CCS/UFRRJ.
Edição: Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.