Atividade promove a interação entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio com a Universidade
No dia 16/10, o Instituto de Tecnologia (IT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi palco da mostra científica ‘Materiais em foco’, parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2024.
O evento contou com a participação e exposição de trabalhos dos alunos dos cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia Química, da Empresa Júnior e do grupo PET. Além disso, cerca de 200 estudantes de Ensino Fundamental e Médio puderam prestigiar a feira, tendo a oportunidade de conhecer mais sobre a Universidade e suas atividades.
Débora Marques, estudante de Engenharia Florestal e integrante da empresa júnior Solar Materiais, ressaltou os impactos positivos da feira: “Eu acho muito importante se envolver na faculdade, seja por meio de uma empresa júnior ou de uma Iniciação Científica, porque isso te molda tanto para o futuro profissional quanto como pessoa. É muito legal ver as pessoas interessadas nisso e querendo participar, tem muitos estudantes aqui que não estão na universidade e já tem essa visão de entrar e saber pra onde quer ir”.
O evento também proporcionou a ambientação dos estudantes da Educação Básica com as atividades realizadas nos cursos da Universidade Rural. Muitos deles tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento dos laboratórios, o que criou o desejo de ingressar na instituição.
Para o professor João Victor Nicolini, coordenador do curso de Engenharia de Materiais, a realização da mostra científica é essencial para abrir as portas da Universidade e ajudar os alunos visitantes a escolherem a futura profissão: “A ideia é mostrar aos alunos do ensino médio as aplicações dos materiais do dia a dia e orientá-los em relação às profissões que desejam seguir. Essa ação é muito importante, porque está abrindo portas para o público externo. Recebemos aproximadamente 200 alunos, principalmente do Colégio Estadual Presidente Dutra, que fica em frente à universidade. Tem alunos que chegaram aqui hoje e que olharam um microscópio óptico pela primeira vez e já despertou um interesse neles para essa profissão. Por isso eu acho importante uma ação nesse sentido”, disse o professor.
Maria Clara e Julia, estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Presidente Dutra, compartilharam a experiência de participar da mostra científica: “Foi uma parte da Rural que eu não conhecia, porque a gente conhece mais o Pavilhão Central (P1). Achei muito interessante, nas oficinas conseguimos ver como as coisas são feitas e tivemos explicações de assuntos que a gente nem sabia que existiam”, disse Julia. “Eu achei incrível, foi uma experiência muito boa, deu vontade de vir estudar aqui”, completou Maria Clara.
Vitória Pereira, estudante de Engenharia de Materiais da UFRRJ, relembrou sua época de Ensino Médio e destacou a importância de compartilhar o conhecimento com os mais novos: “É muito interessante explicar algo que para nós é normal e habitual do nosso curso para as outras pessoas. Eles ficam surpresos e falam que não imaginavam como as coisas aconteciam, principalmente os mais novos. No meu ensino médio, eu também não via muito essas coisas e agora chegar no laboratório e ter várias experiências, com certeza é uma coisa muito legal.”
Confira fotos das atividades na galeria a seguir:
Texto e fotos: Sara Reis, bolsista de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Edição: Michelle Carneiro, jornalista da CCS/UFRRJ.
Acompanhe a cobertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no site: https://snct.im.ufrrj.br/
Leia também:
Curso de Letras oferece oficina sobre decolonialidade histórica nas práticas de leitura – 18/10/2024
Oficina de Criação Artística oferece experiência a fim de promover o ato criador – 18/10/2024
SNCT 2024 oferece minicurso de química na culinária nortista – 15/10/2024