Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Inscrição para a colação de grau de cursos presenciais 2020.2 e EAD 2021.1

Inscrição para a colação de grau de cursos presenciais 2020.2 e EAD 2021.1

Aos formados em cursos presenciais em 2020.2 e cursos EAD/Cederj de
Administração e Licenciatura em Turismo em 2021.1

A Pró-Reitoria de Graduação comunica sobre os procedimentos para colação de grau
aos estudantes integralizados (status FORMADO) no semestre letivo 2020.2
(presencial) e 2021.1 (EaD).

Os discentes FORMADOS dos cursos selecionados para realização do Exame
Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2021 não poderão colar grau.
Uma nova colação de grau para esses cursos será realizada em dezembro de 2021.
Confira a lista de cursos selecionados para o ENADE.

Como funcionará a colação de grau remota?

Os estudantes integralizados (com status FORMADO) no semestre letivo 2020-2
(Presencial) e 2021-1 (EaD) devem participar da Colação de Grau. Para isso,
inicialmente, o discente com status FORMADO precisa acessar o SIGAA até o dia
08/10/2021 e submeter dois arquivos (Documento de Identidade e Certificado de
Conclusão do Ensino Médio). Orientações para submeter os arquivos.

O Documento de Identidade deve ser a mais recente. Não pode ser Carteira Nacional de
Habilitação (CNH), porque é importante a data de emissão do RG na atualização do
cadastro.

Somente será aceito o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Não será aceito outro
tipo de comprovante de conclusão, como Declaração de Conclusão e Histórico Escolar.

O discente só poderá participar da sessão solene de colação de grau se tiver
integralizado toda sua matriz curricular até o prazo final para submissão dos
documentos, dia 08/10/2021. Faça somente uma solicitação de validação de
documentos!

Até o dia 15/10/2021, a Divisão de Registros Acadêmicos irá analisar os documentos
submetidos, atualizará o cadastro e o ENADE (histórico). O discente saberá que está
APTO para colar grau quando seu status de submissão de documentos for validado no
SIGAA. Se houver negativa da submissão dos documentos, o discente poderá visualizar
no SIGAA a mensagem que explica o motivo do impedimento para participação na
cerimônia de colação de grau. Após a negativa, não existe recurso.

No dia 12/10/2021 serão publicadas no site da UFRRJ as datas e horários das
cerimônias de colação de grau, separada por cursos.

Os Nada Constas da Biblioteca e do Alojamento podem ser obtidos remotamente (Veja
como). O Nada Consta do Alojamento somente é exigido para discentes dos cursos
presenciais e do Campus Seropédica. O Nada Consta da Biblioteca pode ser obtido pelo
SIGAA na versão Beta. A falta do Nada Consta não impedirá a colação de grau, mas
impedirá a retirada do diploma. Os dois Nada Constas serão exigidos no ato da retirada
do Diploma.

O discente com status FORMADO somente terá direito a Atestado de Conclusão do
Curso após a colação de grau, confecção e assinatura da Ata. Concluídas estas etapas, o
status muda para CONCLUÍDO. Logo que o status estiver como CONCLUÍDO, o
egresso poderá acessar o SIGAA e imprimir o Atestado de Conclusão de Curso.

O Atestado de Conclusão de Curso é o documento oficial de conclusão, provisório, até a
entrega do Diploma que ocorrerá em, no máximo, 180 dias. A partir do semestre letivo
2020.1 (2020.2 – Ead), os FORMADOS não precisam mais solicitar a confecção do
diploma. A necessidade de solicitação de diploma permanece apenas para quem colou
grau antes de 2020.1 (2020.2 – EaD).

Período de Colação de Grau – 20 a 27 de outubro de 2021

A realização da colação de grau, como ato administrativo, deve respeitar os princípios
de legalidade, eficiência e publicidade, atendendo aos demandantes de forma impessoal
e isonômica (garantindo assim o mesmo acesso a todos da comunidade que se
enquadram na mesma situação). Portanto, a UFRRJ está avaliando todos os recursos
necessários para a sua realização, preservados todos os princípios já mencionados.

As sessões, que estão previstas para acontecerem de 20 a 27/10/2021, serão organizadas
considerando o número de participantes aptos e de acordo com a capacidade de lotação
para realização da sessão em ambiente virtual.

O link para as cerimônias de colação de grau será
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/secretaria-da-pro-reitoria-de-graduacao

A cerimônia será transmitida por link da RNP, que será gerado de modo automático, no
início da cerimônia para convidados.


Postado em 23/09/2021 - 17:00 -

Notícias Relacionadas

Colação de grau Individual (Extraordinária) – Resultado – 2023.1
UFRRJ realiza sessões solenes de colação de grau de 957 formandos
Colação de Grau Coletiva (Ordinária) 2022.2 – Resultado preliminar
Colação de grau Individual (Extraordinária) – Resultado – 2022.2
Calendário e Normas de Colação de Grau – Semestre Letivo 2022.2

Últimas Notícias

Skip to content