A iniciativa, parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), apresentou uma série de trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação em Ciências Biológicas
Na manhã do dia 19/10, as salas do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) estavam lotadas e os olhares curiosos preenchiam o ambiente. Seguindo o burburinho até o segundo andar do edifício, não foi difícil entender o motivo de tanta empolgação. Alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas exibiram seus projetos elaborados para a disciplina “Biologia de Fungos e Oomicetos”. A atividade incluiu estações onde cada grupo conduzia uma breve palestra sobre o papel dos fungos em diferentes ecossistemas, destacando suas relações com as plantas, seu papel na decomposição de elementos orgânicos e, até mesmo, suas aplicações na culinária.
Esse tem sido um novo modelo de avaliação usado por professores do Instituto, que permite aos alunos a liberdade de escolher o método de abordagem de um tópico e apresentá-lo para a comunidade universitária. O enfoque encoraja os estudantes a ir além da simples memorização. É o que confirma Clara Nogueira, aluna de Licenciatura em Ciências Biológicas: “Essas mostras têm o intuito de demonstrar que a gente realmente tem aprendido o conteúdo, muito além de decorar para uma prova, por exemplo”. Desde o primeiro semestre de 2023, essa abordagem se tornou parte integrante da carga horária da disciplina.
A iniciativa está de acordo com o conceito de “curricularização da extensão”, que exige a adaptação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) para incluir um percentual mínimo de atividades extensionistas. Isso implica em intervenções que conectam diretamente os estudantes com as comunidades externas às Instituições de Ensino Superior, contribuindo para a formação dos alunos. O professor Ivo Abraão, do Departamento de Botânica da UFRRJ e um dos coordenadores da iniciativa, explica que realizar essas atividades como parte dos eventos anuais da Universidade, como é o caso da SNCT e da Semana Rural, é uma estratégia para alcançar um público mais amplo. “Geralmente temos as ações voltadas para o nosso próprio cumprimento acadêmico, mas nesses eventos podemos nos conectar de forma mais direta com a comunidade. Além de apresentar a Universidade, podemos oportunizar a apropriação do conhecimento que nós produzimos aqui”, conclui.
Ao longo da semana, o ICBS abriu suas portas para estudantes do ensino público de Seropédica e regiões vizinhas, oferecendo um circuito de atividades interativas abrangendo temas como ciência, entretenimento, arte e tecnologia. Esta abertura à comunidade amplia o impacto dessas ações educacionais e científicas, fortalecendo a relação entre a Universidade e a sociedade.
Confira a seguir imagens de algumas atividades desenvolvidas no Instituto na manhã de 19/10 (fotos de Isabela Soares):
Acompanhe a cobertura da SNCT na UFRRJ no site: http://snct.im.ufrrj.br
Por Nicole Lopes (texto) e Isabela Soares (fotos), da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Edição: Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.