Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde promoveu programação diversificada durante a edição 2025 da Semana de Ciência e Tecnologia

Aproveitando o tema “A UFRRJ nas ondas do conhecimento”, o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal Rural do Rio do Janeiro (UFRRJ) convidou o público para exposições e oficinas durante a 22° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
As atividades que exploram a diversidade de peixes se iniciaram na quarta-feira, 22 de outubro, e foram até a sexta-feira, dia 24.
No primeiro dia, os Laboratórios do Mar do ICBS/UFRRJ realizaram atividades interativas com jogos nos corredores do prédio.
Mundo Submerso, o projeto de extensão do Laboratório de Ecologia de Peixes (LEP), apresentou uma mostra científica sobre a diversidade dos peixes do estado do Rio de Janeiro, com exposição de exemplares reais e materiais educativos para promover a sensibilização ambiental.
“A gente trouxe aqui uma amostra, uma parte do nosso projeto que é o Mundo Submerso. Ele tem a missão de levar informações sobre peixes e fatos interessantes, principalmente sobre as espécies que tem no Brasil”, disse Leandra Martins, aluna do curso de Biologia.

Thalita Lima, do Laboratório de Biologia Pesqueira e Modelagem Trófica de Ecossistemas Marinhos (BioPesca), ficou responsável pela atividade interativa de peixes com malformação, onde o público pôde participar de um jogo de análise de malformação de algumas espécies.
“A gente não vê muitas pessoas falando sobre isso e quando a gente fala sobre peixe com malformação, as pessoas não entendem. Eu uso o exemplo do Nemo que tem uma malformação na nadadeira. Então é bem interessante poder trazer um pouco do que eu faço no laboratório para o público”, comentou Thalita.
Além disso, o instituto também promoveu uma tenda de acesso lúdico para o público, com livros de pano e quebra-cabeça para troca de informações sobre os ambientes lagunares.
O professor Rafael Tubino do departamento de Biologia Animal, esteve presente auxiliando os alunos. “O que a gente mostra aqui são aspectos da biologia, das principais espécies comerciais que habitam os ambientes lagunares. E aí, as pessoas que vão chegar aqui vão ter a oportunidade de ver como é que a gente trabalha fazendo estudos de idade e crescimento, por exemplo”, explicou Rafael.



A SNCT está acontecendo em três câmpus da UFRRJ – Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios.
Acompanhe a cobertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no site: https://snct.im.ufrrj.br/
Para saber mais sobre projetos de pesquisa e extensão da UFRRJ relacionados ao mar, clique aqui.
Texto e fotos: Ruan Fernandes, bolsista de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Edição: Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.