Entre os dias 12 e 15 de agosto de 2024, foi amplamente noticiado na imprensa o processo de debate junto à comunidade universitária sobre a reserva de vagas para pessoas transexuais e travestis nos cursos de graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Em 15/8, o jornal O Globo destacou na editoria Rio: “Rural pode ser a primeira universidade do Rio a oferecer cotas para trans e travestis nos cursos de graduação; entenda”.
Entrevistadas para a reportagem, as professoras Joyce Alves da Silva, pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, e Nídia Majerowicz, pró-reitora de Graduação, enfatizaram a importância do debate sobre o tema. Para ler o texto na íntegra, clique aqui.
A discussão também foi manchete na Agência Brasil, em 12/8, “UFRRJ debate sobre reserva de vagas para pessoas trans e travestis” .
E na Rádio Agência, em 14/8, “UFRRJ vai debater cotas para pessoas trans e travestis na graduação”. Para ouvir a matéria, clique a seguir:
A notícia foi repercutida em diversos sites informativos, tais como Carta Capital, BOL Notícias, MSN Notícias, Notícia Preta, A Notícia Alagoas, Notícia Marajó, Mais FM, Diário do Rio, Jornal do Commércio e Revista Máxima.
A UFRRJ disponibilizou a MINUTA DE DELIBERAÇÃO DE COTA PARA PESSOAS TRANSEXUAIS E TRAVESTIS NA GRADUAÇÃO para consulta pública virtual até o dia 31/08/2024. Caso tenha alguma sugestão para o documento, preencha o formulário no seguinte link: https://forms.gle/2tL116KgGZj6qKUg9
O cronograma sobre as audiências públicas nos câmpus Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios pode ser consultado aqui.