Há décadas, o câmpus Seropédica da UFRRJ é considerado o “maior latifúndio da Baixada”. Mas, isso vai mudar. Criamos o Programa de “Desenvolvimento Social da terra” para projetos de fortalecimento da agricultura familiar, direitos sociais e agroecologia. A proposta é integrar ações da Rural com os produtores rurais da baixada em torno de projetos que elevem a renda, a qualidade dos alimentos produzidos e o uso social de áreas de nossa Instituição. Os coordenadores serão os professores Lia Maria, Marília Campos e Ramofly Bicalho, do Instituto de Educação; e Anelise Dias, do Instituto de Agronomia. Na primeira semana de maio, o grupo participa dos seguintes eventos:
02 de maio (terça-feira), às 9h. Projeto de Formação Agroecológica e Cidadã de Jovens Agricultores(as) Familiares: Formação para cidadania, fortalecimento da inclusão social e produtiva e o acesso a mercados para a Juventude Rural. Auditório Hilton Sales segundo andar do P1, em Seropédica.
02 a 04 de maio: Seminário da Licenciatura em Educação do Campo “Educação e Sociedade”. Mesa de abertura no dia 02 (terça-feira), às 14h, no auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT), em Seropédica.
03 de maio (quarta-feira), às 10h: Consórcio Intermunicipal de Agricultura da Baixada Fluminense. Instituto Multidisciplinar, em Nova Iguaçu.
03 de maio, às 9h30: “Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos”. Auditório do IBMEC- na unidade Barra da Tijuca Avenida Armando Lombardi, nº 940, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.