Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Curso de Games do +Casas da Inovação leva conhecimento tecnológico para a Baixada Fluminense

Curso de Games do +Casas da Inovação leva conhecimento tecnológico para a Baixada Fluminense

Texto: Thaís Melo*

Desde as décadas de 70 e 80, os jogos eletrônicos se popularizam cada vez mais. Com o passar dos anos, o avanço tecnológico fez com que ficassem mais modernos e mais acessíveis. Embora seja comum a maior parte das pessoas terem acesso a eles, o que ainda é raro são pessoas que consigam desenvolver esse material. Pensando nisso, foi criado o curso de “Programação de Games”.

O +Casas da Inovação, parceria entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semacti) da Prefeitura de Nova Iguaçu, visa ofertar diversos cursos gratuitos de inclusão digital que ajudam na capacitação de crianças, jovens e adultos. Um desses cursos é o de “Programação em Games” oferecido desde o ano passado no formato presencial e que este ano por conta da pandemia foi adaptado para o formato online.

Italo Guimarães do Vale, graduado em Tecnologia em Sistemas de Informação pelo Instituto Superior de Tecnologia (IST/Paracambi) e Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA/UFRRJ) é o coordenador Técnico do curso desde 2019.

Mas o coordenador não realiza este trabalho sozinho. Ele conta com o auxílio de bolsistas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Científica Júnior (ICJr). Graças ao trabalho de todos os envolvidos até o momento já foram atendidos pelo curso de games cerca de 700 pessoas. Todos os estudantes atendidos têm idades que variam entre 9 e 18 anos.

De acordo com Italo Vale, a importância em oferecer este tipo de curso na Baixada Fluminense é grande. “O curso consegue possibilitar um contato real com a tecnologia de desenvolvimento de jogos. E assim oportunizar uma quebra da inércia tecnológica que muitos dos alunos vivem, seja pela falta de recursos ou mesmo pela falta de iniciativas que visem um contato mais amplo com a ciência e a tecnologia de maneira geral na Baixada”, explicou.

As aulas seguem uma metodologia elaborada pelos coordenadores técnicos e a coordenação pedagógica do projeto. Existe um material de apoio criado pelo coordenador técnico do curso, mas os bolsistas fazem as adequações do conteúdo levando em consideração a faixa etária e a escolaridade do público alvo do curso.

Ainda segundo Italo Vale a pandemia trouxe algumas dificuldades. “A maior dificuldade foi ajustar o conteúdo criado para as aulas presenciais para as aulas remotas, bem como adaptar a maneira de transferir esse conhecimento à distância”, contou. Para realizar as mudanças necessárias todo o conteúdo foi pensado para ficar bem claro e explicativo em forma de vídeos.

O coordenador considera gratificante fazer parte de um projeto que dá oportunidade a muitas pessoas e que pode vir a render bons frutos no futuro. Aline Monteiro é monitora do projeto +Casas da Inovação nos cursos de “Informática Descomplicada para Web” e “Programação em Games”, a estudante de Pedagogia da UFRRJ, no Instituto Multidisciplinar campus Nova Iguaçu, ingressou no projeto em março deste ano.

Sobre a adequação a nova maneira de ensinar, a monitora ressaltou que toda a reformulação do curso para o novo formato foi feita em apenas duas semanas, um esforço coletivo de toda equipe. De acordo com ela existem dificuldades como o fato de nem todos os alunos terem uma internet de qualidade, mas também existem as vantagens desse novo formato de ensino. “O curso que presencialmente atendia a população de Nova Iguaçu, agora alcança outras cidades, estados e regiões”, contou a futura pedagoga.

Aline Monteiro também comentou o aumento de interesse pelo curso ao longo do tempo. “no 1º ciclo tivemos um total de 422 inscritos, desses apenas 79 eram do curso de “Programação em Games”. Já nesse último ciclo tivemos um total de 439 inscritos apenas no curso de Games, é uma crescente”, explicou a monitora.

A bolsista falou ainda a respeito de como cursos voltados para a área de Games podem beneficiar os estudantes. De acordo com ela dentre as vantagens estão a melhora do raciocínio lógico e o cultivo da criatividade. “Os jogos já fazem parte do cotidiano e também servem como ferramentas para complementar o ensino”, relatou.

Aline também contou que para atender aos alunos com alguma deficiência, como os cursistas com autismo, por exemplo, é oferecido um suporte via WhatsApp. A monitora ressaltou que o curso está passando por uma nova reformulação na plataforma para melhor atender esse público, gerando assim uma maior inclusão e acessibilidade.

Sobre os benefícios do projeto em sua vida, a monitora explicou como é gratificante ler as mensagens dos estudantes ao final curso. E alguns gostam tanto que resolvem fazer outros cursos do projeto. Ajudando a criar os profissionais do futuro, o projeto segue firme no formato online até o final da pandemia. 

Frutos do projeto

Sob a orientação do coordenador Italo Vale, a monitora Aline Monteiro juntamente com Sandy Thuller e Lívia dos Santos que também são bolsistas do +Casas da Inovação, fizeram uma história em quadrinhos chamada “Que cor é essa?” que trata sobre racismo. Voltada para o público infantil a história aborda o tema de maneira didática e leve para que as crianças possam compreender a situação de forma clara.

O trabalho foi inscrito no VII Fael (Fórum acadêmico de estudos lúdicos) e ganhou o terceiro lugar na categoria Sessões Técnicas. A história visa conscientizar e reconhecer as diferenças e transparece como o racismo se mostra atualmente na nossa sociedade. Tendo como personagens principais duas meninas, o roteiro aproxima as crianças dos personagens através da identificação, o que torna ainda mais fácil para os mais novos compreenderem a mensagem passada. 

 

Comunicação Proext*

Para conhecer o curso de Audiovisual, clique aqui.

Para conferir a matéria sobre o curso de Introdução à Robótica, clique aqui.

Para saber mais sobre as aulas a distância do +Casas da Inovação, clique aqui.

Facebook do projeto.

Site do projeto.

Para ver o trabalho citado, clique aqui.


Postado em 19/11/2020 - 10:15 - Atualizado em 23/11/2020 - 19:28

Notícias Relacionadas

Carbono Zero: projeto de extensão da UFRRJ divulga ações realizadas em 2023
Esporte para transformar: projetos promovem a formação cidadã de jovens da Baixada
Museu de Zoologia da UFRRJ reabre para visitação
UFRRJ promove palestra na Faetec de Marechal Hermes para incentivar ingresso no Ensino Superior
Abertas inscrições para o Festival de Música da UFRRJ

Últimas Notícias

Skip to content