Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Curiosidade e diversão: Crianças participam de atividades de divulgação científica no câmpus Nova Iguaçu

Curiosidade e diversão: Crianças participam de atividades de divulgação científica no câmpus Nova Iguaçu

Estudantes da graduação e professores da UFRRJ ofereceram oficinas com atividades específicas para as crianças durante a 21ª edição da SNCT

Instituto Multidisciplinar (IM) da UFRRJ, em Nova Iguaçu, onde ocorreram as atividades da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada de 14 a 17 de outubro, trouxe para os câmpus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) uma programação repleta de atividades que aproximaram a ciência do cotidiano de crianças e adolescentes. Em Nova Iguaçu, no Instituto Multidisciplinar (IM), oficinas e mostras científicas foram planejadas para divertir e estimular a curiosidade de alunos da Educação Básica, além de apresentar conceitos científicos. 

Na quarta-feira, dia 16/10, cerca de 45 estudantes do Ensino Fundamental do CEPAENI – Oficina do Fazer conheceram o câmpus e participaram das atividades A geografia serve para fazer a guerra? Batalha naval com coordenadas geográficas (last-long); Dinâmica dos Continentes (Deriva Continental) e A ciência do relevo a partir da caixa de areia de realidade aumentada. 

A coordenadora pedagógica da escola iguaçuana, Jeane Lessa, destacou que a ida à Universidade proporcionou às crianças uma vivência prática dos conceitos estudados em sala de aula. Essa opinião é compartilhada por Lilian Pontes, professora da turma do 5º ano, que acrescentou: “É uma oportunidade única para as crianças trocarem conhecimento e aprenderem cada vez mais”, afirmou. 

Coordenadas geográficas: Do jogo para vida

A batalha naval, organizada pelos estudantes de Licenciatura em Geografia da UFRRJ, fez sucesso com os pequenos. Em sua primeira visita à Rural, Manuela A. Silva, aluna do CEPAENI, aprovou a oficina e disse que estava impressionada com o tamanho do câmpus: “Aqui é maior do que eu imaginava”.  

Mais do que se divertir, as crianças puderam consolidar o conhecimento sobre coordenadas geográficas. “Percebemos a dificuldade de algumas crianças em saberem o que é direita, o que é esquerda, leste, oeste, norte, sul. No jogo, elas conseguem assimilar esses conceitos de forma prática”, explicou Paulo Henrique Marcelina, aluno do 5º período.  

Maysa Barros, discente do 7º período, pontua a relevância da aproximação dos universitários com os estudantes da Educação Básica. “Eles conhecem um outro âmbito de ensino, que irão acessar quando estiverem mais velhos. E, para gente [universitários] também é muito importante, já que somos da Licenciatura. Nem todos fizeram estágio ainda, então é uma oportunidade muito especial de ter esse contato com as crianças”. Além de Paulo e Maysa, também participaram da organização da oficina Cauã Adriano, Anna Clara Dias e Maria Mariana.  

Recortando os continentes

Em outra sala, os alunos do 3º e 4º ano do CEPAENI – Oficina do Fazer estavam concentrados nas atividades de recorte propostas na oficina Dinâmica dos Continentes, sob o olhar atento de suas professoras e da coordenadora pedagógica Marizete Dias Barros. “Vimos o anúncio e achamos que seria interessante trazer os alunos para participarem das atividades e conhecerem o ambiente acadêmico que, afinal de contas, é da cidade deles, mas eles não têm muita oportunidade de conhecer. Também é importante para as crianças verem os universitários envolvidos, trabalhando. É uma forma de motivá-los a um dia também estarem estudando aqui”, compartilhou Marizete. 

A oficina, coordenada por estudantes da Licenciatura em Geografia da UFRRJ, aborda a teoria da deriva continental. “A importância de trazer essa temática para crianças é de, basicamente, fazer com que elas possam compreender como funciona a dinâmica dos continentes, até mesmo, para que compreendam como que a própria paisagem que elas conseguem visualizar no dia a dia ocorre através desses processos de tectônica de placas”, explica Karen Guimarães, do 9º período. Também participaram da atividade Rogério Amaral, Gustavo Lima, Beatriz Narcizio e Lucas Gregório, discentes do 5º período. 

A aluna do 4º ano do CEPAENI – Oficina do Fazer, Ana Clara G. de Castro, parou por um instante de recortar seus continentes para contar que sua mãe é estudante da UFRRJ. “Eu também quero estudar aqui quando crescer”, confidenciou.  

A ciência do relevo

Enquanto isso, a turma do 5º ano já estava envolvida em outra discussão científica. Agora, sobre a ciência do relevo. Laura Delgado Mendes, professora do Departamento de Geografia do Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ) apresentou para os alunos do Ensino Fundamental a caixa de areia de realidade aumentada. A ação integra o projeto de extensão universitária coordenado pela docente e contribui para popularizar os conhecimentos científicos sobre geomorfologia. “A partir da caixa de areia, conseguimos discutir uma série de assuntos ligados à transformação da paisagem, como o papel da água na dinâmica do relevo”, explica Laura, que complementa: “Educar sobre esse tema é fundamental, principalmente no contexto que vivemos hoje de mudanças climáticas”.  

De olho na Educação Básica

Além destas atividades, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no câmpus Nova Iguaçu ofereceu uma programação diversificada e contribuiu para aproximar ainda mais a universidade pública da comunidade da Baixada Fluminense. De acordo com Edileuza Queiroz, pró-reitora adjunta de Extensão da UFRRJ, os esforços em torno da SNCT são justamente para alcançar o público externo, em especial os alunos da Educação Básica: “Aqui é um espaço deles. Então, eles precisam conhecê-lo para, um dia, ocupá-lo”. 

Professora Edileuza Queiroz (ao centro) e voluntários na organização da SNCT

Serviço

O projeto de extensão A ciência do relevo a partir da caixa de areia de realidade aumentada recebe visitas de grupos escolares durante todo o ano. Para agendamentos e outras informações, entre em contato com lauradmendes@gmail.com .

 

Texto e fotos: Michelle Carneiro, jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).

 


Acompanhe a cobertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no site: https://snct.im.ufrrj.br/


Postado em 24/10/2024 - 14:58 -

Notícias Relacionadas

“Pergunte ao Professor”: nova série de vídeos produzida pela CCS/UFRRJ entrevista docentes sobre temas da atualidade
Saiba mais sobre a importância de ações como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para a universidade
Mesa discutiu a responsabilidade das gestões públicas nos desastres socioambientais
Da ideia ao papel: Belas Artes promove minicurso sobre quadrinhos e a construção da narrativa visual
Cuidado pessoal e ambiental: Oficina apresenta Banho de Floresta como um instrumento de preservação e autocuidado

Últimas Notícias

Skip to content