Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Com dúvidas? Prograd divulga respostas para perguntas frequentes – 2020

Com dúvidas? Prograd divulga respostas para perguntas frequentes – 2020

Para ver informações atualizadas  maio de 2021 sobre o atendimento da Prograd, clique em  https://portal.ufrrj.br/com-duvidas-prograd-divulga-respostas-para-perguntas-frequentes-2/

 

——- A publicação é de março de 2020 ———–

O atendimento realizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) será feito exclusivamente de forma remota, enquanto durar o período de suspensão das atividades acadêmicas.

No texto a seguir, há uma série de respostas às perguntas mais frequentes enviadas pelos estudantes, além de uma lista de e-mails para tirar dúvidas com os setores da Prograd.

Aqui você encontrará respostas para dúvidas que vão desde: estágio; matrícula da 3ª lista de espera do SiSU 2020.1; Colação de Grau Extraordinária; matrícula em disciplinas pelo SIGAA; até Calendário Acadêmico 2020, posição da UFRRJ sobre aulas presenciais para EAD etc.

Tendo novidades as mesmas serão incluídas aqui neste comunicado, por meio de atualizações diárias. Fique atento(a)!

 

1 – Quando as aulas retornarão?

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde e da Administração da UFRRJ, diante do atual quadro de pandemia, não há previsão de retorno. Toda a comunidade acadêmica deverá atentar e acompanhar a atualização das informações publicadas dos canais oficiais da UFRRJ.

 

2 – Quais Atividades acadêmicas foram suspensas?

Todas as atividades acadêmicas foram suspensas, como por exemplo: aulas, monitoria, apresentação de trabalho, defesas de monografias, entre outras.

 

3  – Neste período de pandemia, a Prograd estuda a possibilidade de ministrar componentes curriculares dos cursos presenciais na modalidade EAD?

Neste momento em que as atividades acadêmicas foram suspensas pela Administração Central, não há previsão da oferta de componentes nesta modalidade.

(Atualização: 20/03 – Comunicado da Administração Central sobre o ensino a distância durante a pandemia)

 

4 – A cerimônia de Colação de Grau Extraordinária agendada será mantida?

Não, assim como as atividades acadêmicas, a cerimônia foi suspensa e não há previsão de nova data.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação, pois assim que tivermos esta informação ela será amplamente divulgada (a princípio não terá aviso individualizado por e-mail)!

 

5 – Como ficarão as atividades de monitoria e o pagamento das bolsas?

Como já informado na pergunta 1, todas as atividades acadêmicas foram suspensas. Em relação ao pagamento das bolsas referentes ao mês de março, será feito pagamento parcial.

 

6 – Quando será a manifestação de interesse da última chamada do SiSU?

Está confirmado o adiamento da convocação para a Manifestação Virtual de Interesse na 3ª Chamada da Lista de Espera SiSU 2020.1. Esta etapa do processo passará a ser realizada depois do reinício das atividades acadêmicas.

Não deixe de acessar ao portal “Acesso SiSU-UFRRJ” para ficar por dentro das informações sobre o processo.

 

7 – Quando será realizada a matrícula dos convocados da 3ª chamada da lista de espera, para ingresso nos cursos de graduação do 1º período letivo de 2020?

Considerando que até o momento não houve alteração do calendário do MEC, no qual consta que o prazo para realização da última chamada deve ser até 30 de abril, diante da situação de pandemia, a UFRRJ está definindo de que forma será viabilizada está chamada.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação, pois assim que tivermos esta informação ela será amplamente divulgada (a princípio não terá aviso individualizado por e-mail)!

 

8 – Em que fase da matrícula dos veteranos em disciplinas estamos?

De acordo com o Calendário de Matrícula 2020-1 (vigente), estamos na fase de Matrícula Extraordinária que compreende o período de 02-03-2020 até 27-03-2020.

 

9 – Quais os prazos do Calendário Acadêmico 2020 que serão alterados?

Todos os prazos deverão ser alterados, visto que as atividades acadêmicas foram suspensas inicialmente por 15 dias.

 

10 – Como faço o acompanhamento do andamento do meu processo (Reintegração, Mobilidade, etc.)?

Inicialmente, o interessado deverá acessar o SIPAC https://sipac.ufrrj.br/public/jsp/portal.jsf, na aba lateral clicar em Processos, preencher os dados e clicar em Consultar Processo.

Em caso de dúvidas, o interessando poderá entrar em contato com o responsável de cada Programa/Assunto:

– Divisão de Registros Acadêmicos (prograd_dra@ufrrj.br );

– Secretaria da Prograd (secretariaprograd@ufrrj.br);

– Assessoria de Comunicação da Prograd (assessoriaprograd@ufrrj.br );

– Setor de Mobilidade Acadêmica (macademica@ufrrj.br );

– Divisão de Registro e Expedição de Diploma (diploma@ufrrj.br );

– Divisão de Estágios (dest@ufrrj.br );

– Monitoria (monitoria@ufrrj.br );

– PET (prog-educ-tut@ufrrj.br);

– Exercício Domiciliar (edomiciliar@ufrrj.br);

– DAACG (daacg.ufrrj@gmail.com);

– Colação de Grau (colacaodegrau.ufrrj@gmail.com);

– EAD (ufrrj.cederj@gmail.com);

– NAI (nairural@ufrrj.br, nairuralrj@gmail.com);

– NAGRAD IM (nagrad.im@gmail.com);

– PARFOR/Portarias/Alocação PAT (jessicamedeiros@ufrrj.br);

– Câmara de Graduação (c_graduacao@ufrrj.br).

 

11 – Quais os dias da semana que a Prograd atenderá os discentes presencialmente?

Durante do período de suspensão das atividades acadêmicas, não será prestado nenhum atendimento presencial, somente atendimento remoto pelo e-mails informados na resposta dada anteriormente.

 

12 – Preciso retirar meu diploma como faço isso?

Durante do período de suspensão das atividades acadêmicas, não será prestado nenhum atendimento presencial, somente atendimento remoto por e-mail.

 

13 – Precisa de uma declaração com comprovação emitida pela Prograd. Como faço para conseguir?

Durante do período de suspensão das atividades acadêmicas, não será prestado nenhum atendimento presencial, somente atendimento remoto por e-mail. Os discentes poderão emitir atestado de matrícula e declaração de vínculo diretamente através do SIGAA.

 

14 – Como faço para dar entrada na solicitação de exercício domiciliar?

Durante do período de suspensão das atividades acadêmicas, não será realizado o exercício domiciliar. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: edomiciliar@ufrrj.br.

 

15 – Quais atividades da divisão de estágios serão mantidos?

Durante do período de suspensão das atividades acadêmicas, inclusive estágio, não será prestado nenhum atendimento presencial, somente atendimento remoto por e-mail: dest@ufrrj.br.

 

16 – Como posso obter atendimento da Prograd?

Todo atendimento será feito exclusivamente de forma remota, enquanto durar o período de suspensão das atividades acadêmicas, pelos e-mails:

– Divisão de Registros Acadêmicos (prograd_dra@ufrrj.br);

– Secretaria da Prograd (secretariaprograd@ufrrj.br );

– Assessoria de Comunicação da Prograd (assessoriaprograd@ufrrj.br );

– Setor de Mobilidade Acadêmica (macademica@ufrrj.br );

– Divisão de Registro e Expedição de Diploma (diploma@ufrrj.br );

– Divisão de Estágios (dest@ufrrj.br );

– Monitoria (monitoria@ufrrj.br );

– PET (prog-educ-tut@ufrrj.br);

– Exercício Domiciliar (edomiciliar@ufrrj.br);

– DAACG (daacg.ufrrj@gmail.com);

– Colação de Grau (colacaodegrau.ufrrj@gmail.com);

– EAD (ufrrj.cederj@gmail.com);

– NAI (nairural@ufrrj.br, nairuralrj@gmail.com);

– NAGRAD IM (nagrad.im@gmail.com);

– PARFOR/Portarias/Alocação PAT (jessicamedeiros@ufrrj.br);

– Câmara de Graduação (c_graduacao@ufrrj.br).

 

Perguntas e Respostas – Divisão de Estágios

 

1 – Como será o atendimento ao público na DEST?

Durante do período de suspensão das atividades acadêmicas, não será prestado nenhum atendimento presencial, somente atendimento remoto pelo e-mail dest@ufrrj.br.

 

2 – A DEST receberá e assinará Termos de Compromisso de Estágio obrigatório ou não obrigatório no período de 16/03/2020 a 30/03/20?

Em razão da suspensão das atividades acadêmicas, a DEST não cadastrará e não assinará Termos de Compromisso de Estágio, obrigatório ou não, durante este período.

 

3 – O estágio não obrigatório realizado na UFRRJ será suspenso?

A determinação para suspensão das atividades acadêmicas se restringem àquelas realizadas no âmbito da UFRRJ.

 

4- Terei que cumprir as atividades presenciais de estágio durante o período de suspensão das atividades na Universidade?

Cada chefia/orientador de estágio deverá avaliar a realização das atividades, seguindo as orientações dadas pela Administração Central da UFRRJ.

 

5- O pagamento da minha bolsa de estágio será suspenso?

Não há qualquer recomendação quanto à suspensão das bolsas, desde que a frequência seja lançada pelos supervisores.

 

6- Houve alteração em relação ao lançamento da frequência?

Deverá ser lançada normalmente pelo respectivo supervisor do estágio, através do link http://r1.ufrrj.br/sba/estagio/index.php, entre os dias 01 até 05 de cada mês .

 

7- Serão celebrados novos convênio de estágio?

Em razão da suspensão das atividades acadêmicas, a DEST não abrirá processos de celebração de novos convênios de estágios.

 

8 – Os processos que já foram abertos para celebração de convênios de estágios terão seus prazos mantidos?

A DEST dará andamento aos processos que já foram abertos, porém os prazos devem ser ampliados.


Postado em 14/05/2021 - 08:00 - Atualizado em 18/05/2021 - 14:51

Notícias Relacionadas

Os cursos da UFRRJ no Enade 2022
Vestibular Cederj: isenção da taxa de inscrição e pré-inscrição em vagas de ação afirmativa
Calouros das Agrárias entram em contato com projeto sustentável
Divulgado o resultado de processo seletivo para vagas residuais
Nota do Comitê de Acompanhamento do Coronavírus em face à circulação da subvariante Ômicron BQ1

Últimas Notícias

Skip to content