Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Com dúvidas? Prograd divulga respostas para perguntas frequentes

Com dúvidas? Prograd divulga respostas para perguntas frequentes

 

O atendimento da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), assim como a maior parte de setores da Universidade, é feito de forma remota, enquanto durar o período de suspensão de atividades acadêmicas e administrativas presenciais. Os servidores realizam o teletrabalho (home office) em cumprimento às orientações da Administração Central e do Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus da UFRRJ, diante do atual quadro de pandemia. A UFRRJ permanece com bandeira vermelha.

No texto a seguir, há uma série de respostas às perguntas frequentes enviadas pelas redes sociais, além de uma lista de e-mails para tirar dúvidas com os setores da Prograd.

 

1 – A Prograd atende presencialmente?

Em cumprimento às orientações da Administração Central e do Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus da UFRRJ, diante do atual quadro de pandemia, o atendimento acontece de forma remota pelos e-mails informados na lista abaixo. Os servidores estão trabalhando em home office. Apenas o setor de entrega de diplomas atende presencialmente mediante agendamento feito pelo próprio setor para a entrega dos diplomas já impressos (veja o item 2 desta lista de orientações sobre diplomas).

 

Setores da Prograd – contato

Secretaria da Prograd – secretariaprograd@ufrrj.br

Assessoria de Comunicação da Progradassessoriaprograd@ufrrj.br

Divisão de Registros Acadêmicos – prograd_dra@ufrrj.br

Divisão de Registro e Expedição de Diplomadiploma@ufrrj.br e duvidasdiploma@ufrrj.br

Divisão de Estágiosdest@ufrrj.br

CEDERJ – ufrrj.cederj@gmail.com

Monitoria – monitoria@ufrrj.br

PET – progeductut@outlook.com

Exercício Domiciliar – edomiciliar@ufrrj.br

Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Cursos de Graduação- daacg.ufrrj@gmail.com

Setor Formação Docente, Portarias:  jessicamedeiros@ufrrj.br

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão –  nairural@ufrrj.br ou nairuralrj@gmail.com

Núcleo de Apoio a Graduação do Instituto Multidisciplinarnagrad.im@gmail.com

Setor de Mobilidade Acadêmica – macademica@ufrrj.br

 

2 – Preciso retirar meu diploma. Como faço isso?

Após cumprir as exigências estabelecidas no processo de solicitação de diploma em período emergencial (https://portal.ufrrj.br/solicitacao-entrega-diploma/), o solicitante receberá um e-mail de confirmação de solicitação e o número do protocolo. Quando o diploma ficar pronto, o solicitante receberá um e-mail agendando um dia e horário para retirada.

 

3– Quando as aulas presenciais retornarão?

De acordo com as orientações da Administração Central e do Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus da UFRRJ, diante do atual quadro de pandemia, não há previsão de retorno às atividades acadêmicas presenciais até setembro de 2021, quando será reavaliada novamente a situação sanitária. Toda a comunidade acadêmica deverá acompanhar a atualização das informações publicadas dos canais oficiais da UFRRJ.

 

4 – Quais atividades acadêmicas foram suspensas?

As atividades acadêmicas presenciais foram suspensas, mas aulas, defesas de trabalho de conclusão, colação de grau, eventos de extensão e outros continuam sendo realizadas de forma online.

 

5 – Como está ocorrendo a ministração das aulas?

As aulas estão sendo ministradas de forma remota (na modalidade à distância) por várias plataformas. As coordenações dos cursos orientam as turmas em relação ao acesso às plataformas de ensino utilizadas.  A continuação do ensino remoto está aprovada até setembro, acesse o link para verificar  a notícia sobre a deliberação https://portal.ufrrj.br/aprovada-continuacao-ensino-remoto-2020-2/

 

6- Como está ocorrendo a Colação de grau?

As colações de grau estão sendo realizadas de forma remota. A UFRRJ publica no portal o período para agendamento da colação de grau para os estudantes que integralizaram o curso (http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/prograd/colacao/).

 

7 – Como faço para acessar o cronograma das chamadas do SiSu?

Basta acessar o link: http://r1.ufrrj.br/sisu/cronograma/

 

8 – Quando será realizada a matrícula dos convocados da 3ª chamada da lista de espera, para ingresso nos cursos de graduação do 1º período letivo de 2021?

Considerando que até o momento não houve alteração do calendário do MEC, o prazo para realização da última chamada deve ser até 05 de outubro de 2021, onde os ingressantes poderão matricular-se oficialmente.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação, onde divulgamos todos os comunicados importantes sobre prazos, cronogramas e demais assuntos.

 

9 – Em que fase da matrícula dos veteranos em disciplinas estamos?

O período letivo de 2020.2 vai de 31 de maio e até 28 de agosto, seguindo de forma remota, conforme deliberações 195 e 199/2021.

Destacamos as seguintes datas:

  • Matrícula online: de 15/05 a 19/05 (17h)
  • Rematrícula: de 22/05 a 26/05 (17h)
  • Matrícula extraordinária: 31/05 a 16/06

Para ver o calendário completo, consulte este link.

 

10 – Como faço o acompanhamento do andamento do meu processo (Reintegração, Mobilidade, etc.)?

Inicialmente, o interessado deverá acessar o SIPAC https://sipac.ufrrj.br/public/jsp/portal.jsf, na aba lateral clicar em Processos, preencher os dados e clicar em Consultar Processo.

 

 11 – Preciso de uma declaração com comprovação emitida pela Prograd. Como faço para conseguir?

Os discentes poderão emitir Atestado de Matrícula e Histórico Escolar diretamente através do SIGAA. Para demais documentos constantes do formulário de solicitação (https://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2016/03/requerimento-a-dra-atualizado.pdf), deverá enviar o formulário preenchido por e-mail:

Câmpus Seropédica: prograd_dra@ufrrj.br

Câmpus Nova Iguaçu: nagrad.im@gmail.com

Câmpus de Três Rios: direcaoitrufrrj@gmail.com

 

 12Quais atividades da divisão de estágios serão mantidas?

Durante o período de suspensão das atividades acadêmicas, inclusive estágio, não será prestado nenhum atendimento presencial, somente atendimento remoto por e-mail: dest@ufrrj.br.

 

13- Sou ingressante ampla concorrência e não fui convocado para entregar documentos. Quando poderei concluir a matrícula?

É importante ficar atento as notícias de convocação, identificando o período de acesso (2020.2 ou 2021.1) e as modalidades que estão sendo convocadas. Os demais que não forem convocados, como ampla concorrência, serão chamados no retorno ao atendimento presencial (sem previsão) para concluírem o processo de matrícula.

 

14- Entrei na Rural agora e não estou conseguindo me cadastrar no SIGAA. Por que isso acontece?

Antes do início das aulas, sua matrícula (cadastro) será habilitada para realização do autocadastro no SIGAA, o que permitirá o acesso aos horários das aulas. Porém, ainda não será possível imprimir Declaração de Matrícula por causa do caráter provisório do cadastramento. Somente após a conclusão do processo de matrícula, com a entrega e comprovação de todos os documentos, em etapa presencial, o status de cadastrado será transformado em matrícula efetivamente.

 


Postado em 13/05/2021 - 15:36 - Atualizado em 17/05/2021 - 14:54

Notícias Relacionadas

Os cursos da UFRRJ no Enade 2022
Vestibular Cederj: isenção da taxa de inscrição e pré-inscrição em vagas de ação afirmativa
Calouros das Agrárias entram em contato com projeto sustentável
Divulgado o resultado de processo seletivo para vagas residuais
Nota do Comitê de Acompanhamento do Coronavírus em face à circulação da subvariante Ômicron BQ1

Últimas Notícias

Skip to content