Para esse ano de 2024, a SNCT espera a presença de mais de 5 mil pessoas por dia, somadas em todos os câmpus
Esta é a 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O evento tem como objetivo principal integrar a comunidade externa à comunidade universitária. Para isso, a SNCT 2024 vai oferecer mais de 330 atividades abertas ao público. A cerimônia de abertura desta edição aconteceu nesta segunda-feira (14/10), no auditório Gustavo Dutra, o Gustavão, em Seropédica.
O evento começou com uma apresentação de dança, feita pelo projeto de extensão Cia de Dança, composto por alunos de graduação e pela comunidade externa.
“A dança também é uma ciência. Ela também é um estudo muito importante, que muitas vezes apesar de proporcionar o lazer para os alunos e uma diversão, ela também é um estudo que precisa ser olhado e estudado. Trazer a Cia de Dança com uma coreografia para essa SNCT é para trazer esses olhares, mas esse olhar científico para o que a dança representa”, disse Beatriz, aluna do curso de história da UFRRJ e integrante da Cia de Dança.
Logo após a apresentação, a mesa de abertura foi iniciada pelo reitor Roberto Rodrigues, acompanhado pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa José Luis Luque, pela pró-reitora de Graduação Nidia Majerowicz e pelos representantes da pró-reitoria de Extensão, organizadora oficial da SNCT. Durante a cerimônia, os discursos da mesa foram no sentido de reforçar a importância da ciência produzida nas universidades para a sociedade.
“A SNCT 2024 é o maior evento que de fato congrega o ensino, pesquisa e extensão. É o momento em que a Universidade abre as portas, esse é o nosso objetivo mesmo, para trazer a comunidade para dentro da instituição. Principalmente os alunos da Educação Básica, esse é o nosso público-alvo. Para que eles vislumbrem um dia estar aqui. É isso que a gente deseja”, discursou a pró-reitora adjunta de Extensão e coordenadora da SNCT, Edileuza Queiroz.
“A SNCT é um momento onde a Universidade se abre para a comunidade, para receber as escolas, para receber todo o seu entorno. É um evento nacional importante e essa semana a UFRRJ vai estar aberta pra isso, para que a gente possa apresentar a Ciência e a Tecnologia produzida aqui para o nosso entorno, para a nossa própria comunidade”, ressaltou a pró-reitora de Extensão, Rosa Maria Mendes.
Depois dos discursos da mesa oficial de abertura, o professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rogério Ribeiro, proferiu a palestra com o título de “Embates históricos na formação da Mata Atlântica do Sudeste”. Em suas falas ele reforçou o histórico social e cultural das múltiplas florestas do Brasil, principalmente da Mata Atlântica.
“A universidade não para, ela está sempre produzindo. Então eu acho extremamente importante um evento como esse, que reúna a comunidade acadêmica e quem vem de fora. Com certeza tem muita coisa aqui de interesse direto para a comunidade do entorno da Baixada Fluminense e essa interação é muito legal”, disse o professor do Departamento de Geografia da PUC-Rio.
Números cada vez maiores
Neste ano de 2024, o tema geral da SNCT é Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais. Na UFRRJ, o evento também vai ter como subtema Ciência, saberes e biodiversidade: UFFRJ e sociedade em conexão com os biomas brasileiros. Para aproveitar as mais de 330 atividades durante a SNCT, um recorde histórico para a Universidade, a instituição vai reunir alunos de 88 escolas de Educação Básica, sendo 63 instituições inscritas para o câmpus Seropédica, 20 para o câmpus Nova Iguaçu e 5 para Três Rios.
Desde as últimas edições da SNCT, o número de participantes e de escolas inscritas para visitar as atividades que a UFRRJ oferece só aumenta. Isso é reflexo de uma comunidade universitária cada vez mais integrada e direcionada para um único propósito: mostrar para o público externo que a Universidade é pública, gratuita, de qualidade e que produz ciência, pesquisa e extensão.
“Trazer pessoas de fora para conhecer a Rural é muito bom, porque você abre a mente delas para um mundo diferente, sabe, porque nem todo mundo quer fazer universidade. Aí quando você vem aqui ver, participar e entender como é, eu acho que a pessoa pode criar essa vontade de querer fazer uma universidade, de estudar e de se formar. Mais que isso: essa interação pode abrir a mente delas para as áreas das ciências também que tem muita gente que tem uma certa aversão a isso, eu acho que é muito importante mostrar isso para as pessoas”, finalizou, Cláudio Maccariello, aluno do curso de Geologia da UFRRJ.
A cerimônia de encerramento do evento acontecerá no dia 17/10, também no auditório Gustavo Dutra. Os professores Marcelo Souza, coordenador do Jardim Botânico (JB/UFRRJ), e Eliane de Lima Jacques, curadora do Herbário RBR, irão proferir a palestra “Guardiões das florestas: Herbário e Jardim Botânico da UFRRJ como espaços para conhecer, conservar e difundir a importância da flora”. A mediação será feita pelo professor Ivo Abraão.
Para saber mais sobre a SNCT, incluindo a programação completa nos câmpus de Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios, acesse: https://snct.im.ufrrj.br/
Serviço
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na UFRRJ.
Quando? De 14 a 17 de outubro de 2024.
Onde?
– Câmpus Seropédica: BR-465, Km 7. Seropédica, RJ.
– Câmpus Nova Iguaçu: Av. Governador Roberto Silveira S/N. Centro, Nova Iguaçu, RJ.
– Câmpus Três Rios: Av. Prefeito Alberto Lavinas, 1847. Centro, Três Rios, RJ.
Todas as atividades são gratuitas, assim como o estacionamento.
Para outras informações, escreva para ufrrj.snct@gmail.com
Texto e fotos: Matheus Mendonça, bolsista de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Edição: Michelle Carneiro, jornalista da CCS/UFRRJ.