Cerimônia de encerramento da SNCT teve professores discursando sobre a importância dos espaços para o discernimento do saber e da valorização ambiental
Na quinta-feira (17/10), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na UFRRJ teve sua cerimônia de encerramento no auditório Gustavo Dutra, câmpus Seropédica. Na ocasião, a palestra “Guardiões das florestas: Herbário e Jardim Botânico da UFRRJ como espaços para conhecer, conservar e difundir a importância da flora” foi proferida pelos professores Marcelo Souza, coordenador do Jardim Botânico (JB/UFRRJ), e Eliane de Lima Jacques, curadora do Herbário RBR. Além de apresentarem seus projetos de extensão, os docentes participaram de uma roda de conversa com o público ao final do evento. A conversa foi mediada pelo professor Ivo Abraão, do Departamento de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS).
Com o objetivo de expandir a discussão do micro para o macro, a cerimônia de encerramento colocou em foco estes dois espaços de pesquisa e extensão da Rural: o Herbário RBR e o Jardim Botânico.
Fundado em 1916, quando ainda funcionava como um setor da Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (ESAMEV), o Herbário RBR do Departamento de Botânica da UFRRJ hoje conta com mais de 50 mil amostras e trabalha das mais diferentes formas para captar o desenvolvimento de pesquisas e transmitir conhecimento através da extensão. “Nosso foco é tentar transformar todo o conhecimento científico em aprendizado, de forma lúdica, com jogos e interatividade. Enxergar de fora para dentro. Essa transformação do conhecimento faz parte do que é a extensão. É importante a Universidade abrir esses espaços e fazer com que cada vez mais isso seja acessível ao público”, ressaltou a professora Eliane de Lima Jacques.
Algumas décadas depois, em 1980, uma outra história de preservação ambiental começou a ser criada na UFRRJ. Trata-se do Jardim Botânico. Tendo como objetivo ser mais do que um espaço de aprendizado, o acervo é um espaço também de cultura e lazer para o público interno e externo da Rural. “O público que costuma visitar o Jardim Botânico são jovens e crianças. Pessoas que hoje vivem num mundo diferente do que a gente se acostumou, com acesso à tecnologia e um distanciamento do quintal. Estamos buscando recursos tecnológicos que possam facilitar essa comunicação entre gerações. Não perder a nossa raiz, o contato com o natural, mas buscar formas de se adequar ao novo público. O espaço é para ensinar através da natureza e ser o nosso quintal”, valorizou Marcelo Souza.
Finalizada mais uma Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Universidade Rural, o que fica é a expectativa do incentivo ao conhecimento e a valorização do ensino público e de qualidade para as novas gerações. “Foi uma experiência muito interessante. Aqui aprendi coisas que eu não imaginava. Mais legal ainda foi saber que é possível estudar aqui”, relatou Emanuel Rodrigues, estudante do 2° ano médio do Colégio Estadual Liberdade de Santa Cruz, que sonha em cursar administração.
Confira a seguir fotos da atividade de encerramento da SNCT:
Serviço:
Jardim Botânico da UFRRJ
Localização – Câmpus Seropédica da UFRRJ: https://maps.app.goo.gl/BFXZF8B3BDpe5r2Y9
E-mail: jardimbotanico.rural@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/jardim.ufrrj/
Site: https://institucional.ufrrj.br/jardimbotanico/
Herbário RBR
Localização – Prédio da Biodiversidade, rua UO, s.n., câmpus Seropédica da UFRRJ: https://maps.app.goo.gl/o5UVD35YuAfkcFLK6
E-mail: herbariorbr@ufrrj.br
Instagram: https://www.instagram.com/herbariorbr/
Texto e fotos: Rafael Gutierrez, bolsista de Jornalismo da CCS/UFRRJ.
Edição: Michelle Carneiro, jornalista da CCS/UFRRJ.
Acompanhe a cobertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no site: https://snct.im.ufrrj.br/