Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Atraso em pagamentos da Universidade, qual o motivo?

Atraso em pagamentos da Universidade, qual o motivo?

A bolsa atrasou! Minha diária não saiu a tempo! Cortaram o telefone! Estas e outras situações têm sido frequentes nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Com o orçamento autorizado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA), as instituições públicas realizam as suas despesas, adquirindo bens e serviços necessários ao seu funcionamento. As aquisições no serviço público exigem planejamento, licitação, empenho de recursos dos bens ou serviços licitados em nome da empresa vencedora do certame, atesto das notas fiscais referentes aos bens e serviços entregues, autorização do pagamento pelo ordenador de despesas, liquidação da despesa no sistema informatizado do governo federal (Siafi) e execução do pagamento à empresa ou pessoa física por intermédio de ordem bancária.  Esta última etapa da execução financeira é dependente de repasse de recursos financeiros à Universidade.

As dificuldades para realizar os pagamentos tiveram início em agosto de 2013. Até aquele momento, os repasses financeiros eram realizados todas as terças e sextas-feiras de acordo com os valores liquidados no Siafi.

Além de repasses financeiros inferiores aos valores orçamentários gastos, estes se tornaram eventos raros ao longo de cada mês, acarretando atrasos frequentes nos pagamentos da Universidade.

Neste quadro financeiro insuficiente, a Proaf estabeleceu como prioridades o pagamento de bolsas estudantis e empresas terceirizadas. Ocorre que de junho de 2015 em diante, os repasses se tornaram cada vez menores em relação às despesas efetuadas e liquidadas, tornando extremamente difícil a gestão das dívidas da instituição. Uma situação constrangedora e lamentável para todos.

Em 14 de outubro de 2015, a UFRRJ apresentava, liquidado no sistema Siafi, o quantitativo de R$ 5.608.628,43 (cinco milhões seiscentos e oito mil e seiscentos e vinte e oito reais e quarenta e três centavos). São notas fiscais e solicitações de pagamento de bolsas e diárias, liquidados no Siafi, aguardando o repasse de recursos financeiros do governo federal. Esta é a razão para o atraso observado em pagamentos de inúmeros compromissos importantes assumidos pela UFRRJ.  No dia 16 de outubro, a UFRRJ recebeu o repasse de 2 milhões de reais com os quais foram pagas bolsas da Assistência Estudantil (PNAES), empresas terceirizadas e parte dos fornecedores.

A administração superior tem buscado a contínua interlocução com o  MEC, informando a situação a cada momento e solicitando o repasse  de recursos financeiros.

Para os que têm compromisso com a Educação Pública, Gratuita e de Qualidade, duas naturezas de reflexões precisam ser observadas. O olhar e a análise crítica sobre o que se passa no país e sobre a conjuntura interna da UFRRJ. Em nível nacional há a urgência de se atuar organizadamente para evitar que retrocessos às conquista sociais e à democracia se concretizem e, em nível local, fazer da crise uma oportunidade de avançar na melhoria das práticas de gestão e utilização dos recursos públicos destinados à educação, com planejamento e participação.

 

Profa Nidia Majerowicz /Pró-reitoria de Assuntos Financeiros


Postado em 21/10/2015 - 09:19 -

Notícias Relacionadas

Última semana para inscrição em treinamento de sistema para pagamento de bolsistas
Licitação para restaurante/lanchonete no câmpus Seropédica/UFRRJ
Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros divulga relatório de licitações 2017-2021
Relação dos contratos de obras executadas na gestão 2013-2017
Quiosque Compras aberto até 24/02

Últimas Notícias

Skip to content