O suceder dos dias e das noites, a divisão do tempo em horas, minutos e segundos, o calendário com o ano de 365 dias, seus meses e semanas, as estações do ano, as marés, as auroras polares, e até mesmo a vida em nosso planeta – sustentada pela energia que recebemos do Sol – são temas exaustivamente estudados. Pensando nisso o Programa de Educação Tutorial (PET) Física da UFRRJ criou o projeto Astronomia de Perto, vídeos que são divulgados no YouTube para levar conhecimentos astronômicos a todos que tenham vontade de aprender mais sobre os mistérios do universo.
De maneira bem descontraída, acessível e com pautas astronômicas relevantes para a sociedade, os vídeos são apresentados por Wanessa Afonso e Manuella Corrêa, roteirizados e produzidos por Eduardo Viana e editados por Ricardo Cidrini, todos estudantes de Licenciatura em Física da UFRRJ e integrantes do PET. Do princípio que a internet veio para revolucionar o aprendizado há alguns anos, e, na era da comunicação, os alunos podem utilizar a rede para ampliar seus conhecimentos, o Astronomia de Perto vem para somar mais informação.
O grande objetivo do projeto é expandir e levar os conhecimentos sobre física e astronomia a todos os públicos. É o que destaca a aluna Wanessa Afonso: “A ciência pode ser compreendida por todos. Nosso intuito é mostrar que a área das ciências não é um bicho de sete cabeças. Também queremos incentivar as pessoas que têm interesse em aprender mais sobre os ramos da Física”.
O projeto Astronomia de Perto já tem 28 vídeos publicados no canal do PET Física Rural no YouTube. Para assistir aos programas, acesse: https://goo.gl/Sovxd6
Por Cleyton Santana, bolsista CCS/UFRRJ.