Os estudantes do curso de Engenharia de Materiais do Instituto de Tecnologia (IT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) ofereceram alimentos e maquiagem com glitter comestivel para fazer uma representação dos microplasticos (MP). O intuito foi mostrar aos participantes que o MP está em quase tudo o que nós consumimos hoje e, assim, questionar a relação da população com os plásticos.
Os organizadores da oficina interativa trouxeram para o evento diversos exemplos de compostos de microplásticos no cotidiano, os problemas que isso ocasiona e as possíveis soluções. Na apresentação, com o apoio de um banner contendo diversas informações e ilustrações sobre os impactos dos microplásticos, os estudantes de Engenharia de Materiais citaram copos de plásticos na hora do café, o ar que respiramos, a água que a gente bebe, a nossa corrente sanguínea e garrafas expostas ao sol como exemplos de que os MP estão mais próximos de nós do que imaginamos.
“Eu achei o tema super relevante porque a gente não tem ideia do que está comendo e o que tem dentro da nossa comida. Aqui a gente vai receber essa explicação”.
“Acho muito interessante para quem está se introduzindo em engenharia de materiais e não tem ideia do que significa. Está sendo um bom início e tá bem explicativo, interativo. É legal para o pessoal começar a participar’’.
Relataram alunas de engenharia de materiais durante a oficina.
Após apresentar o problema do MP, os alunos conversaram sobre o assunto e propuseram uma reflexão sobre a utilização dos microplásticos em nossos alimentos e vestimenta como também em materiais. Além do problema, soluções foram discutidas, como optar por opções mais sustentáveis de materiais, reutilizáveis e menos danosas ao meio ambiente e aos seres humanos.
A oficina com o título de “Comemos e respiramos plásticos?” contou com 30 inscrições e foi feita especialmente para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento ocorreu no laboratório da Engenharia de Materiais no IT, câmpus de Seropédica, no dia 18 de outubro, na parte da manhã.
Confira na galeria a seguir imagens da atividade (fotos: divulgação IT/UFRRJ):
Acompanhe a cobertura da SNCT no site: http://snct.im.ufrrj.br
Por Matheus Mendonça (texto), bolsista de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Edição: Michelle Carneiro (CCS/UFRRJ).