Uma equipe formada por estudantes do curso de Sistemas de Informação da UFRRJ teve projeto selecionado na 2ª edição do Concurso INOVApps, do Ministério das Comunicações. Os alunos Everton Canevelo, Jan Muller, Luan Andrade e Vinicius Gonçalves enviaram a proposta de aplicativo denominada “Sou Doador”, que foi uma das 100 escolhidas, ficando em 34° lugar. O concurso, cujo resultado foi divulgado no dia 26 de outubro, selecionou aplicativos de interesse público para dispositivos móveis, com prêmio de R$ 50 mil para cada ‘app’ selecionado.
Segundo Vinícius Gonçalves, que coordena o projeto, o objetivo do software é incentivar a doação de sangue com frequência, de forma a evitar quedas nos estoques de bolsas de sangue. A proposta é trazer mais conveniência para os doadores com a divulgação das campanhas de doação no aplicativo e nas redes sociais.
– Muitas pessoas que têm vontade de doar ficam desmotivadas por terem que ir até o HemoRio, no Centro. Se fosse possível doar sangue mais próximo da sua casa ou trabalho, certamente haveria maior participação da população nesse gesto de solidariedade – explica Vinícius que, assim como Everton, também faz parte do quadro de servidores da UFRRJ.
Clique aqui para mais informações sobre o concurso.