Na segunda-feira, 17/10, às 10h, ocorreu a palestra de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da UFRRJ, ministrada pela palestrante Lorelai Brilhante Kury, docente do Departamento de História da UERJ e do programa de pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (COC/Fiocruz), no auditório Gustavo Dutra, câmpus de Seropédica. A palestra abordou a história das Ciências no Brasil.
A professora Lorelai Kury dissertou sobre as dificuldades frente ao monopólio europeu sobre o desenvolvimento da ciência, enfatizou a importância da inovação, que, de acordo com a pesquisadora, pode ocorrer de maneira simples, porém eficaz. Ela destacou ainda a rede de interdependência como fator principal para formar a ciência.
O auditório Gustavão ficou lotado com a presença de docentes, discentes e alunos do CTUR. A palestra ocorreu de maneira sucinta, com o apoio da apresentação de slides com imagens lúdicas, facilitando o entendimento da explicação da palestrante. Ao final, os participantes compartilharam dúvidas e comentários, e também aproveitaram para agradecer a oportunidade de saber mais sobre o tema.
A palestra foi imprescindível para reafirmar a importância do conhecimento científico no mundo, e que, por mais difícil que seja garantir o espaço da ciência, toda a comunidade deve lutar por esse direito e enfrentar as dificuldades. O tema da palestra foi motivador para o início do período letivo e para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Texto: Lívia Daniel, voluntária da SNCT e estudante do terceiro período – Letras (ICHS).
Fotos: CCS/UFRRJ