Entre os dias 17 e 21 de outubro, a UFRRJ realizará a 19ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O tema desta edição será “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil” e, com o objetivo de atender a comunidade externa, será intitulada “Rural de Portas Abertas: Desafios para o avanço da Ciência e da Extensão Tecnológica” na UFRRJ. Foram aceitos trabalhos de professores, técnico-administrativos e pesquisadores do CTUR (Colégio Técnico da UFRRJ) e da UFRRJ em parceria com discentes do Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação dos cursos do CTUR e da UFRRJ.
A docente Marisa Fernandes Mendes, do departamento de Engenharia Química (IT/UFRRJ), participará do evento com a mostra “Ações das Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFRRJ na Sociedade” que ocorrerá em todos os dias do evento no Instituto de Tecnologia, câmpus Seropédica.
“O objetivo central da proposta é divulgar as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no programa, que é o único da área das Engenharias II da CAPES, a fim de estimular alunos de diversas escolas e levar ao conhecimento de todos a existência do curso. Mais ainda, mostrar que os produtos e processos do nosso cotidiano são tratados, pensados e idealizados através das pesquisas realizadas na universidade pública”, explica Marisa.
A engenharia química gera processos para a produção de muitos produtos presentes no cotidiano da sociedade. Por isso, a docente esclarece que o programa de pós-graduação da UFRRJ possui linhas de pesquisa que variam desde a área de petróleo e biocombustíveis, que norteiam tecnologias de produção e promissoras para serem aplicadas futuramente, até as linhas de biomateriais, que envolvem pesquisas nas áreas de engenharia tecidual, ligadas às aplicações na medicina e a linha de polímeros, que desenvolve pesquisas no sentido de reaproveitamento de borrachas e plásticos, impactando positivamente o meio ambiente.
“Nós, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, acreditamos que precisamos, cada vez mais, divulgar nossas pesquisas à sociedade, principalmente porque estamos localizados em uma universidade pública na região da Baixada Fluminense, de forma a motivar novos alunos e incentivá-los, mostrando os potenciais da área e atrelá-los aos produtos que são utilizados, normalmente, no nosso dia a dia. E, é claro, desmistificar a complexidade e a distância que os alunos têm da área de química e de processos”, acrescentou a docente.
A mostra de Engenharia Química terá vídeos apresentando os laboratórios e as pesquisas do programa, assim como apresentação de pôsteres, para que os alunos possam divulgar as pesquisas que desenvolvem nos diferentes laboratórios da UFRRJ.
Clique aqui para acessar as programações da SNCT 2022 para os câmpus de Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios.