Em seu terceiro dia (18/10), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) trouxe para o Pavilhão Central (P1), câmpus Seropédica, mostras dos cursos de graduação da Universidade, mostras científicas e comercialização de produtos da agricultura familiar.
No andar de cima, mostra de cursos de graduação da UFRRJ
Aqui podia-se ver banners dos mais variados cursos e alunos os acompanhando. Cada banner abrangia, no mínimo, os objetivos do curso, o perfil do profissional e a atuação profissional de cada graduação e o discente responsável por ele. Cada qual com seu curso, os alunos apresentavam o banner a quem estivesse interessado.
“Hoje eu conheci vários cursos diferentes, inclusive um deles me chamou atenção. Eu não conhecia o curso mas pela explicação deles (alunos no estande) parece ser muito interessante. Acho que quero pesquisar mais sobre Engenharia de Alimentos”, disse Rafael Soares, aluno de uma das escolas visitantes.
O profissional de Engenharia de Alimentos tem como objetivo principal, em linhas gerais, manter a segurança dos alimentos para os consumidores, é o que diz a discente de Engenharia de Alimentos, Márcia Luiza. “Acho que a engenharia de alimentos é isso, é esse englobamento tanto na inovação, quanto controle de qualidade, quanto todas essas áreas que a gente consegue envolver em uma coisa só!”, foi assim que Márcia apresentou seu curso e ensinou um pouco dele para Rafael, construindo conhecimento e divulgando pautas importantes.
No andar de baixo, a Feira da Agricultura Familiar
Já aqui a interação era diferente. Acontecia a Feira da Agricultura Familiar (FAF). Segundo a produtora de Santa Alice, Lúcia Geoffroy, esses eventos da Universidade Rural são importantes para os produtores uma vez que se trata da possibilidade de escoar a produção para a comunidade de forma direta, ou seja, sem o intermédio de um terceiro. “Normalmente é mais fácil [a população] ir ao mercado e pagar mais caro na mercadoria em vez de vir até aqui”, explicou Lúcia. Além de ajudar o pequeno produtor e, consequentemente, a comunidade, a compra desses produtos que são mais baratos e possuem maior qualidade geram ótimos benefícios para a saúde física e financeira.
Deve-se destacar a grande quantidade de conhecimento que pôde ser absorvido no Pavilhão Central (P1) durante a SNCT. Para o estudante do Ensino Médio, Rafael Soares: “É importante que continue tendo esses eventos porque eles trazem para a comunidade a ideia de que é possível entrar na Universidade, que não é um lugar de outro mundo”.
Para saber mais sobre os cursos de graduação oferecidos pela Universidade Rural, acesse: https://institucional.ufrrj.br/ccs/catalogo-institucional-2021/
Acompanhe a cobertura da SNCT no site: http://snct.im.ufrrj.br
Por Gabriel Lopes (texto) e Isabela Soares (fotos) – Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Edição: Michelle Carneiro (CCS/UFRRJ).
Serviço:
Feira da Agricultura Familiar na UFRRJ
Terça-feira, das 9h às 14h, no Instituto Multidisciplinar (IM), câmpus Nova Iguaçu.
Quarta-feira, das 8h às 13h, no Pavilhão Central (P1), câmpus Seropédica, e no CTUR.
Peça sua cesta pelo site: linktr.ee/fafrural