O curso de Jornalismo mobilizou alunos e professores em diversas atividades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A programação contou com oficinas, mesas redondas e mostras de projetos. Os encontros aconteceram entre os dias 17 e 18 de outubro em diferentes prédios do câmpus de Seropédica.
No primeiro dia, os professores do curso José Ferrão, Rejane Moreira e Simone Orlando promoveram a palestra “Educação midiática e novos letramentos no contexto universitário”. O debate sobre as novas plataformas digitais, mediado pela professora Ivana Barreto (UFRRJ), deu início à programação da semana. Os professores apresentaram considerações sobre projetos e pesquisas sobre o tema da mesa, com a participação de estudantes na plateia.
Mais tarde, a professora Ana Paula Goulart (Facha/UFRJ) foi a convidada da mesa “Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais”, mediada pela professora Alessandra de Carvalho (UFRRJ). No encontro, a pesquisadora contou sobre as tendências na profissão e apresentou o livro recém-publicado que deu nome ao debate, organizado por ela junto ao professor Leonel Aguiar (PUC-RJ).
O segundo dia também foi movimentado no campus. Durante a manhã, o curso esteve presente na Feira de Cursos, momento em que estudantes de ensino médio tiram suas dúvidas sobre uma futura graduação. À tarde, a oficina “Comunicação e Popularização do Conhecimento Científico” reuniu os alunos de vários cursos para falar sobre divulgação científica. As ministrantes foram a professora Alessandra de Carvalho e as estudantes Carolina Veras e Thaís Oliveira, membros da equipe do projeto de extensão “Comunicação para a popularização da pesquisa produzida na UFRRJ”.
No mesmo horário, alunos e professores estavam em ação no Prédio Central para provar que tem jornalismo na Rural! A mostra de projetos e trabalhos práticos do curso reuniu as principais produções dos discentes orientadas pelos docentes, realizadas como extensão ou como produtos de disciplinas. Os trabalhos apresentados foram o HeadLine, o Observatório de Mídia, o Teletubo, o Entremídias, a revista Maritaca, os fanzines produzidos no primeiro período e o Capicast.
A última ação do curso no evento promoveu debate importante sobre a atuação dos veículos de mídia durante a ditadura militar, com os professores Flora Daemon (UFRRJ) e Lucas Pedretti Lima (UFRJ), integrantes do grupo de pesquisa que investigou a colaboração do jornal Folha de S. Paulo com o período de repressão. A mesa também contou com a professora Ana Lúcia Vaz (UFRRJ), que estudou, em sua tese de doutorado, as negociações entre os veículos de comunicação e o governo durante o período de abertura política. Dessa vez, quem mediou as apresentações foi o estudante do oitavo período, Hugo Henrique.
O curso de Jornalismo também esteve presente na cerimônia de encerramento, no dia 19, ocorrido no auditório Gustavão, quando as estudantes Thaís Oliveira (Jornalismo) e Carolina Veras (Psicologia), participantes do projeto de divulgação científica, coordenado pela professora Alessandra, receberam o prêmio de melhor projeto de extensão na área da comunicação.
Durante todo o evento, vários estudantes de jornalismo participaram como voluntários na organização e na cobertura da programação.
Texto: Camille Faria (estudante de jornalismo e voluntária na SNCT 2023).
Imagens: Rodrigo Maciel (estudante de jornalismo) e Joyce Rosa (estudante de jornalismo e voluntária na SNCT 2023).
Imagens das atividades do dia 17 de outubro
Imagens de 18 e 19 de outubro
Publicado originalmente em: https://cursos.ufrrj.br/grad/jornalismo/curso-de-jornalismo-snct2023/
Acompanhe a cobertura sobre a SNCT no site: http://snct.im.ufrrj.br