História, arte e geotinta. Nesta quarta-feira (18/10), o Museu de Solos do Brasil abriu suas portas para a 20° edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no câmpus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O equipamento museal trouxe oficinas com geotinta, ensino sobre biodiversidade no solo e expandiu suas atividades com uma exposição de pinturas haitianas.
Na manhã do terceiro dia de atividades da SNCT na Rural, cerca de 40 visitantes, entre alunos e professores do Centro Educacional Arte do Saber (CEAS), estiveram prestigiando as oficinas oferecidas pelo Museu de Solos do Brasil. O acervo, sob curadoria da professora Clarice de Oliveira, do Departamento de Solos, promoveu uma programação com muita informação e diversão através da confecção de pinturas com geotinta, uma tinta feita à base de terra e que oferece um caminho de aprendizado com criatividade.
A segunda parte do circuito foi a exposição “Frutos da Terra”, pinturas sobre a produção de frutos da terra e produção agrícola no Haiti, da coleção de Antônio Carlos de Souza. “Nosso objetivo não foi só mostrar as pinturas, mas também a necessidade da conservação, da manutenção e da recuperação dos solos que estão sob erosão e depredação. Juntamos informações dos solos com a arte, a pintura e com a solidariedade com esse povo que vive um momento tão difícil”, destacou a professora Clarice.
As obras são uma representação da realidade vivida pelo país caribenho. Considerado um dos mais pobres do mundo – o mais pobre da América -, a República do Haiti possui um índice de desnutrição de 18,9% entre crianças abaixo de cinco anos. “O Haiti possui um povo que mais de 50% da população vive de agricultura familiar, à base do solo. Eles estão com solos já bastante desgastados, com problemas de erosão, que resulta numa vida bastante sacrificada na busca pelo alimento. As pinturas mostram sempre eles lidando com os alimentos e os comercializando porque eles vivem da terra”, contextualizou a docente.
Acompanhe a cobertura da SNCT no site: http://snct.im.ufrrj.br
Serviço:
Museu de Solos do Brasil
Localização – Câmpus Seropédica da UFRRJ: https://maps.app.goo.gl/k5iT98wGgqPZMg9F9
E-mail: museusolos@ufrrj.br
Instagram: https://www.instagram.com/msb.ufrrj/
Por Rafael Gutierrez (texto e fotos), bolsista de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Edição: Michelle Carneiro (CCS/UFRRJ).