Na última terça-feira (17/10), o Instituto de Química (IQ) no câmpus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recebeu alunos de diversas escolas públicas do Rio de Janeiro, graduandos da Universidade e moradores da região para atividades lúdicas e interativas. Ao longo do dia, os participantes puderam ter contato com a química e os estudos realizados pelo Instituto a partir de oficinas e mostras científicas. Entre elas, mostras científicas de química analítica sobre alimentos do dia a dia, com incentivo à alimentação saudável e consciente.
A mostra científica Determinação de NaCl em arroz cozido: UFRRJ de portas abertas no combate à hipertensão abordou o uso em excesso do sal nos alimentos e os riscos à saúde – hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O laboratório de Química Analítica da UFRRJ estava de portas abertas para os alunos. Primeiro, eles conheceram o experimento e os malefícios do consumo de sódio além do limite diário recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) durante uma breve explicação. Depois, puderam ver na prática como isso poderia ser testado e calculado. Com auxílio de graduandos e pós-graduandos do curso de Química, os alunos analisaram amostras de arroz que eles mesmos trouxeram de casa. Era bem simples: misturar compostos químicos na medida correta (com os devidos equipamentos de proteção) e observar a cor que apareceria. Quanto mais vermelho, mais sódio. Por fim, era só comparar com a mostra que continha a quantidade estipulada pela OMS.
Os resultados foram surpreendentes, com casos de até seis vezes mais que o limite diário. Letícia França, de 18 anos, é aluna do Colégio Bertha D’Alessandro, localizado em Nilópolis-RJ, e conta como foi a experiência. “Eu achei interessante ver os outros universitários e ter essa vontade de vir para faculdade, não perder a esperança. Porque, para muitos alunos de estadual, é distante esse sonho de entrar na faculdade federal”. Sua colega de classe, Karen Santos, também comentou como foi a experiência. “Vimos que a nossa saúde está bem prejudicada com o arroz que a gente trouxe. Mas a gente veio para ter consciência de que tudo que tem muito sal vai prejudicar nossa saúde. Agora, a gente vai maneirar!”, disse.
A mostra científica é a contribuição do projeto de extensão Determinação do teor de cloreto de sódio em arroz cozido: uma proposta para o ensino de química e o combate à hipertensão arterial à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Pelo menos uma vez ao mês, alunos da UFRRJ que participam do projeto e voluntários visitam escolas públicas do estado buscando disseminar o conhecimento da ciência, de um modo geral, e da química, especificamente, aos jovens em uma tentativa de motivá-los a buscar uma alimentação saudável. Pedro Lourenço, discente do curso de Química da UFRRJ, conta que essa foi sua primeira apresentação dentro de um evento científico e que todos do projeto se empenharam para que os participantes pudessem ver como funciona o trabalho em laboratório e a importância da química no dia a dia. “A química está ligada a tudo, está sempre com a gente, seja dentro ou fora de nossas casas. O objetivo do projeto é demonstrar o cuidado que devemos ter com a nossa alimentação. Mesmo sem perceber, podemos estar consumindo uma quantidade alta de NaCl [sódio], o que pode resultar em doenças cardiovasculares”, explica.
Mas essa não foi a única atividade em incentivo à alimentação saudável que o Instituto de Química promoveu durante a SNCT. Mostras científicas como Identificando a ação das enzimas nos alimentos também foram destaque na tarde do dia 17/10. A professora de Química Analítica, Sheisi Fonseca, foi uma das organizadoras da mostra. “O experimento tem o objetivo de mostrar as atividades das enzimas nos alimentos. Como a temperatura, o pH e a acidez influenciam na enzima e a importância de ter uma alimentação saudável para que as atividades das enzimas funcionem a favor da nossa saúde”.
Ao todo, foram mais de dez atividades com temas diversos presentes no Instituto de Química durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, incluindo mostras científicas, oficinas e minicursos. Confira na galeria a seguir mais imagens desse dia:
Para mais informações sobre a SNCT, acesse: https://snct.im.ufrrj.br/
Por Yasmin Alves (texto e fotos), estagiária de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Edição: Michelle Carneiro (CCS/UFRRJ).