A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2023 irá iniciar na próxima segunda-feira, 16 de outubro, com mostras científicas e culturais, palestras, minicursos e até festival de música (FEMURRJ). O evento, gratuito e aberto ao público, seguirá até o dia 19 de outubro, em três câmpus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) — Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios.
Essa é a 20º edição da iniciativa, que foi instituída no Brasil a partir do decreto presidencial de 9 de junho de 2004. Organizada sempre em outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com unidades de pesquisa, universidades, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica, entre outros, a SNCT é considerada o maior evento de popularização científica do país.
A iniciativa tem como intuito mobilizar a população, principalmente crianças e jovens, para a importância da ciência e da tecnologia como ferramenta para geração de valor, inovação e solução para desafios nacionais. A SNCT também promove inclusão social e melhor qualidade de vida. De acordo com o Governo Federal, os principais objetivos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia são:
A cada edição é escolhido um tema geral para ser seguido durante a Semana. Esse ano, o escolhido foi: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. A escolha se deve ao fato de que os anos de 2022 e de 2023 foram definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. Ciência básica é aquela produzida para o avanço de conhecimentos fundamentais relacionados aos fenômenos da natureza, humanos e das matemáticas a fim de construir as bases para o conhecimento científico aplicado. O tema da SNCT entende as ciências básicas como peça fundamental para o desenvolvimento sustentável e está ligado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU — que tem como base 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que abarcam os maiores desafios sociais e ambientais enfrentados no Brasil e no mundo.
A UFRRJ, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), começou a realizar a SNCT em seus câmpus apenas em 2017, mas já pôde contribuir de diversas maneiras com a iniciativa do Governo Federal. Em 2022, na 19° edição do evento, um dos destaques no câmpus Seropédica foi a Robótica Inclusiva — parceria entre o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e o Instituto de Ciências Exatas (ICE). Confira na galeria a seguir fotos das edições anteriores:
Para a professora Andressa Esteves de Souza Santos, coordenadora geral da SNCT na UFRRJ em 2023, a principal importância da Semana é a possibilidade de mostrar para a população, com uma linguagem compreensível, o que é feito dentro da Universidade e reforçar que a Rural é um local de ensino gratuito e de qualidade para todos. “Esperamos que seja um evento proveitoso para a comunidade acadêmica, num formato que nos aproxima da população geral”, disse Andressa.
Esse ano, serão mais de 250 atividades gratuitas realizadas em três câmpus da Universidade. Para conferir a programação completa e saber todos os detalhes da SNCT, acesse: https://snct.im.ufrrj.br/
Serviço:
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na UFRRJ.
Dias: 16 a 19 de outubro de 2023.
Localização dos câmpus:
– BR-465, Km 7 – Seropédica, RJ.
– Av. Governador Roberto Silveira S/N – Centro – Nova Iguaçu, RJ.
– Av. Prefeito Alberto Lavinas, 1847 – Centro – Três Rios, RJ.
Todas as atividades são gratuitas, assim como o estacionamento.
Leia também:
UFRRJ oferece mais de 70 oficinas gratuitas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Jardim Botânico e herbários da UFRRJ têm programação especial na SNCT
Museus da UFRRJ têm programação especial na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Inscrições abertas para minicursos gratuitos nos câmpus Seropédica e Nova Iguaçu da UFRRJ
Saiba como participar das atividades gratuitas promovidas pela Universidade na SNCT
Por Yasmin Alves, bolsista de Jornalismo, sob supervisão da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI): https://semanact.mcti.gov.br/