Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Reitoria > Recredenciamento Institucional

Reitoria

Recredenciamento Institucional

O QUE É CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR?

Por definição, “são modalidades de atos autorizativos os atos administrativos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior”, conforme informa o portal do Ministério da Educação (MEC) na internet.

Para garantir o padrão de qualidade na educação superior, previsto no art. 206, inciso VII da Constituição Federal de 1988, o MEC, em 2004, instituiu o Sistema Nacional de Avalição da Educação Superior (Sinaes).

O oferecimento da educação superior depende do CREDENCIAMENTO institucional – condição para que a instituição faça parte do Sistema Federal de Ensino.

Após o credenciamento, periodicamente, de acordo com a legislação, para que possam continuar a ofertar seus cursos, as instituições de ensino superior (IES) devem passar por nova avaliação, o RECREDENCIAMENTO.  Trata-se de “instrumento de avaliação institucional externa presencial e a distância”, conforme definição do DAES/INEP/MEC.

Dessa forma, toda IES deve protocolar o pedido de recredenciamento ao final de cada ciclo avaliativo do SINAES junto à Secretaria competente, devidamente instruído.

É a partir da avaliação de credenciamento e de recredenciamento que é gerado o Conceito Institucional – CI.

A UFRRJ teve seu último recredenciamento iniciado em 2007, obtendo sua aprovação e CI=4 em 2011, tendo como validade o prazo de 10 anos.

Em agosto de 2021, a Universidade iniciou seu processo de abertura de protocolo para renovação do ato de Recredenciamento Institucional junto ao Ministério da Educação.

O recredenciamento será uma questão central para a Universidade ao longo de 2021. Por isso, foi formado um grupo de trabalho (GT) exclusivo para organizar os trâmites necessários, envolvendo representantes das Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis (Proaes), Extensão (Proext), Graduação (Prograd), Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi), Pós-Graduação (Proppg), Gestão de Pessoas (Progep), Assuntos Financeiros (Proaf) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA). O grupo vem realizando reuniões específicas para lidar com todas as demandas dentro do cronograma.

A fase inicial do processo envolve o preenchimento de informações referentes aos principais documentos institucionais, tais como Estatuto/Regimento, Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico Institucional e informações sobre instalações, acessibilidade, acervo, capacidade e sustentabilidade financeira, estrutura organizacional, corpo docente e técnico-administrativo, além de procedimentos de autoavaliação institucional. Essas informações serão analisadas pelo MEC e, caso estejam em conformidade, será iniciada a segunda fase do processo, que é o encaminhamento das informações referentes ao Instrumento de Avaliação Externa do INEP.

O Instrumento de Avaliação Externa do INEP é pautado em 5 eixos, 10 dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e 50 indicadores, distribuídos por estas dimensões.

Na etapa seguinte, a Rural receberá uma Comissão de Avaliação in loco, a qual fará reuniões com gestores acadêmicos, CPA, docentes e discentes, análise documental e visita às instalações da instituição.

Por fim, ocorre a emissão de portaria pela Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE/CES – MEC).

 

 

 

Clique nos links a seguir para mais informações:

Fundamentação legal

Eixos avaliativos do Recredenciamento

Critérios mínimos para o Recredenciamento

Relato_Institucional

Recredenciamento 2021

Portaria do Grupo de Trabalho

Notícia – Seminário debate recredenciamento da UFRRJ em 2023 – 29/06/2023

 

Documentos para download:

Recredenciamento UFRRJ 2021

Instrumento de Avaliação Institucional Externa – Presencial e a Distância

Avaliação Externa in loco, que documentos são necessários para os cursos?


Relatório do Recredenciamento de 2011

Portaria Recredenciamento UFRRJ 2011

 

Contato:

Pró-reitoria de Graduação e Pró-reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional

Telefone: 21 2681-4748

E-mail: propladi@ufrrj.br


Postado em 27/08/2021 - 10:04 - Atualizado em 05/07/2023 - 11:15

Últimas Notícias

Skip to content