A UFRRJ repudia as recentes ações que tentam cercear a liberdade de expressão de estudantes e servidores das universidades públicas brasileiras. São iniciativas que constituem precedentes preocupantes e perigosos para a nossa democracia, além de desrespeitarem a autonomia universitária garantida por nossa Constituição.
Precisamos combater a construção de um estado de força contra as liberdades duramente conquistadas em nosso país. Da mesma forma, devemos preservar as conquistas sociais expressas em nossas universidades plurais, diversas e críticas.
O resultado das eleições do próximo domingo será decisivo para o futuro do nosso país. Lamentavelmente, o processo eleitoral tem sido manchado pela larga disseminação de mentiras pelas redes sociais, pela incitação à violência e pela exaltação de um passado ditatorial que considerávamos superado. Cabe à comunidade acadêmica o papel do resgate da crença na razão, da paz, do diálogo e do respeito à diversidade. A universidade é um espaço formativo em que as virtudes cívicas dos cidadãos devem ser estimuladas. Estejamos à altura de nossa história e façamos do presente o tempo de reafirmação de um projeto de desenvolvimento democrático e inclusivo. É o que as futuras gerações esperam de todos nós.
Reitoria
26/10/2018