Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Graduação > Programas > Programa Mobilidade Estudantil > Mobilidade Acadêmica Nacional

Pró-Reitoria de Graduação

Mobilidade Acadêmica Nacional


  1. INFORMAÇÕES GERAIS:

Com o objetivo de estimular a mobilidade dos estudantes de graduação, a UFRRJ regulamentou a Mobilidade Acadêmica nos termos do Regulamento da Graduação/2023, permitindo ao estudante cursar até 20% da carga horária das disciplinas da matriz curricular em outra Instituição de Ensino Superior pública (IES pública) conveniada, campus.

O Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica é um convênio interinstitucional firmado entre Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), desde 29 de abril de 2003, e alcança somente alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de IFES conveniadas, que tenham integralizado todas as disciplinas previstas para o primeiro ano ou 1º e 2º semestres letivos do curso, na IFES de origem, e possuam, no máximo, uma reprovação por período letivo (ano ou semestre).

Este Convênio não se aplica a pedidos de transferência de alunos entre as IFES, que serão enquadrados em normas específicas (processo de transferência interna / externa). O aluno participante deste Convênio terá vínculo temporário com a IFES receptora, dependendo, para isto, da existência de disponibilidade de vaga e das possibilidades de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida(s).

A Mobilidade Acadêmica é o processo que possibilita ao discente matriculado em uma IFES estudar em outra IFES e, após a conclusão dos estudos, a emissão de atestado com as notas obtidas para registro em sua Instituição de origem. O Programa deve ser realizado de acordo com o Calendário Acadêmico de cada universidade e os discentes participantes do programa estão sujeitos às normas regimentais e estatutárias da IFES receptora. As despesas com transporte, hospedagem, alimentação e outras necessárias à manutenção do aluno participante do Programa de Mobilidade Acadêmica deverão ser custeadas por ele próprio.

De acordo com o Regulamento da Graduação/2023, ao final do período letivo serão registrados no SIGAA: Aprovações e Reprovações, que obtiver nas disciplinas cursadas em Mobilidade Acadêmica.

A participação do discente em Mobilidade Acadêmica Nacional não caracteriza transferência de vínculo entre as IES, estando assegurada sua vaga na UFRRJ enquanto estiver realizando esta atividade, sendo contabilizado este tempo no cômputo da integralização curricular. 

As solicitações de mobilidade serão formalizadas junto à Coordenação do Curso no período letivo anterior à mobilidade pretendida e encaminhadas aos órgãos responsáveis pelo Programa de Mobilidade Acadêmica, que analisam e adotam os procedimentos necessários para registro da participação do discente. 

Caberá à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) a normatização dos procedimentos para a inscrição e avaliação das candidaturas, bem como o encaminhamento da documentação dos discentes aceitos aos órgãos responsáveis pelos Programas. 

 

  1. CONDIÇÕES BÁSICAS PARA SOLICITAR MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL:
  2. a) Ter ele concluído pelo menos 20% (vinte por cento) da carga horária de integralização do curso de origem; 
  3. b) Ter, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem a mobilidade; 
  4. c) Ter autorização das IES para participar do Programa; 
  5. d) Existir vaga na(s) disciplina(s) pleiteada(s) na IES de destino  
  6. PRAZO PARA REQUERER:

Os documentos devem ser enviados em formato .pdf (não compactado) para prograd_dra@ufrrj.br no período de maio ou outubro, conforme se pretenda cursar disciplinas em mobilidade acadêmica, no segundo ou no primeiro semestre, respectivamente. Os documentos devem ser enviados somente em dias úteis, das 8 h às 17 h. 

Não deixar para última hora! As pendências acarretarão indeferimento. Logo, os postulantes devem entrar em contato com a universidade de interesse para verificar prazos e demais exigências.

O Convênio Andifes está disponibilizado no link a seguir:

https://www.andifes.org.br/?page_id=63328

O Regulamento da Graduação consta do link abaixo descrito:

https://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2023/07/Regumento_da_Graduacao-_-CEPE_20230629.docx-1.docx.pdf

Obs: Observar a compatibilidade entre os calendários acadêmicos das universidades, bem com o prazo que as universidades disponibilizam para envio de documentos.

 

  1. ORIENTAÇÕES BÁSICAS:

Alunos da UFRRJ, para obter orientações, clique aqui.
Alunos de outras IFES, para obter orientações, clique aqui.
Para ver a lista das IFES participantes do Programa, clique aqui.
Para acessar o site da ANDIFES, clique aqui.

 

  1. FORMULÁRIOS:

Alunos da UFRRJ, para obter formulário, clique aqui.
Alunos de outras IFES, para obter formulário, clique aqui.

Últimas Notícias

Skip to content