No dia 9 de maio, ocorreu o treinamento de um dos primeiros módulos acadêmicos do Sistema Integrado de Gestão (SIG), projeto que visa facilitar e permitir a integração entre os setores da Universidade. Essa foi a primeira apresentação do Módulo de Pós-Graduação stricto sensu em formato mais limitado, conhecido como SIGAA (Sistema Integrado de Gestão na Atividade Acadêmica). O objetivo do encontro foi passar uma visão mais geral do produto, entender como o sistema funciona e como as secretarias de Pós-Graduação vão trabalhar nesse novo projeto.
– Esse é o primeiro passo para que a gente possa fazer um treinamento e posterior uso efetivo do sistema – disse Fábio Cardoso, coordenador da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Cotic).
A implantação do SIG começou no ano de 2015, visando à melhoria da infraestrutura da Universidade, organização dos servidores, inserção de sistemas e uso de banco de dados. Na metade do ano passado, começaram os treinamentos e palestras sobre o novo sistema para os departamentos da Universidade. Os servidores do Departamento de Pessoal (DP) já começaram a utilizar a plataforma pelo SIGRH (Sistema Integrado de Gestão em Recursos Humanos). No Colégio Técnico da Rural (CTUR), o sistema está em fase de finalização de implantação. Esse foi o primeiro módulo a ser utilizado e é considerado o beta teste da área acadêmica.
A política para a aquisição e uso do SIG começou na Reitoria da Universidade e a Cotic se apresentou, de fato, como o órgão executor. Ela é quem prepara a estrutura, seleciona as pessoas para o treinamento e cuida da parte de tecnologia de informação. O SIG visa controlar toda a Universidade em uma só plataforma. Hoje, conforme explica Fábio, a instituição possui diversos sistemas, em diferentes áreas, que apresentam sérios problemas de comunicação. Isso prejudica o trabalho e dificulta a disponibilidade de informação em setores distintos. A ideia, portanto, é eliminar esse problema.
Ainda não se tem uma data para finalização, mas o esperado é que, o quanto antes, o SIG seja utilizado em toda a Universidade. Neste processo, ocorrerão etapas envolvendo técnicos-administrativos, docentes, e logo mais, discentes, influenciando diretamente a vida do profissional e aluno da Rural.
– A ideia é que, no futuro, o SIG se torne um novo quiosque para os alunos – explicou Fábio Cardoso.
Por Beatriz Rodrigues/CCS