A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) vem à público esclarecer alguns pontos relevantes sobre a Política de Uso do Google Workspace pela comunidade acadêmica da UFRRJ.
O serviço Google Workspace for Education oferece quatro edições: a Fundamentals, a Standard, a Teaching and Learning e a Plus. Todas essas edições fornecem, de forma padronizada, o espaço de 100TB, sendo que apenas duas edições – a Teaching and Learning e a Plus – oferecem uma cota complementar de armazenamento por usuário.
Passados, aproximadamente, 2 anos e meio de uso do Google Workspace na UFRRJ, no último dia 10/11/2023 foi atingido o marco de 90% de uso do espaço de 100TB disponibilizado pelo serviço.
Caso os 100TB de armazenamento forem completamente ocupados, como consequência, a UFRRJ ficará impedida de usar plenamente seus serviços em nuvem contratados, sendo interrompidas funcionalidades tais como o Google Drive, Gmail, Google Docs etc.
Para se evitar a parada dos serviços por conta de falta de espaço de armazenagem, no CONSU de 31/10/2023 foi aprovada a Política de Utilização do Google Workspace na UFRRJ, onde é estabelecida a cota de armazenamento de 5 GB (cinco gigabytes) para todas as contas @ufrrj.br registradas no Google Workspace da Universidade.
No último dia 10/11/2023, foi identificado que dentro do universo total das 31.329 contas @ufrrj.br existentes, 29.606 contas usam menos do que 5GB de armazenamento cada uma (que passarão a ser denominadas como grupo A) e 1.723 contas usam a partir de 5GB de armazenamento cada uma (que passarão a ser denominadas como grupo B). Ou seja, 94,5% das contas @ufrrj.br existentes já satisfazem a cota de 5 GB estabelecida na política do Google Workspace na UFRRJ.
Em contrapartida, todo armazenamento ocupado pelo conjunto das contas pertencentes ao grupo B tem a soma acumulada de 85,39 TB. Ou seja, 5,5% das contas @ufrrj.br estão ocupando 85,39% do espaço ofertado pelo Google Workspace. Complementarmente, todo armazenamento ocupado pelo conjunto das contas pertencentes ao grupo A tem a soma acumulada de 4,72 TB.
Caso os usuários pertencentes ao grupo A mantenham inalterado o atual hábito de continuarem a ocupar em conjunto os mesmos 4,72 TB, e por outro lado, no caso de cada um dos restantes dos usuários pertencentes ao grupo B ocuparem individualmente a cota máxima de 5GB em cada uma das contas @ufrrj.br que são responsáveis, então pode ser estimado que no universo total das 31.329 contas @ufrrj.br existentes poderão ser ocupados aproximadamente 13,34 TB.
Ou seja, teoricamente, haverá uma possível sobra aproximada de 86,7% de espaço disponível para se repensar em parâmetros maiores de cota de armazenamento, em uma eventual nova versão da política de utilização do Google Workspace na UFRRJ.