Em meio a pandemia do Covid-19, o uso de plataformas digitais aumentou de forma exponencial, pois grande parte das atividades administrativas e acadêmicas passaram a ser executadas de forma online. Essa situação reflete o ocorrido na UFRRJ, onde diversas medidas foram definidas para o período de trabalho remoto, incluindo a adesão a plataformas por parte da Universidade
No estudo feito para implantação dos Estudos Continuados Emergenciais (ECE), o Grupo de Trabalho responsável por avaliar as ferramentas de apoio ao ensino superior em outras instituições, chegou a conclusão de que “as plataformas Gsuite for education e Microsoft Teams apresentaram maior aderência aos critérios definidos, e podem ser consideradas como as principais ferramentas de ação na adequação dos estudos continuados emergenciais. A plataforma da Google possui a vantagem por permitir que o serviço de e-mail (@ufrrj.br) seja utilizado em conjunto com a plataforma, contando apenas (caso seja de interesse da instituição) com o custo de treinamento da equipe. Ressaltando que, como a UFRRJ é uma instituição de ensino não há custo para aquisição da licença”.
Desta forma a Propladi/Cotic realizou ações de atendimento aos requisitos do ECE, com a possibilidade de utilização da ferramenta Microsoft Teams de forma coorporativa usando o login @ufrrj.br, conforme noticiado neste portal em fevereiro.
Em continuidade a essas ações, estava sendo preparado para agosto a disponibilização das ferramentas Gsuite for education, que conta inclusive com o uso do Meet (plataforma de vídeo conferência) com tempo de reunião superior ao oferecido pelo Google ao grande público.
No entanto na última quarta-feira, uma forte instabilidade elétrica atingiu o município de Seropédica, chegando a causar falha em uns dos geradores que atendem ao P1. Durante esse período de falhas o servidor que abriga antigo Rural Mail, também foi atingido gerando diversos problemas ao sistema.
Por esse motivo a implantação e suas etapas, tiveram seu cronograma encurtado, sendo realizado de forma acelerada a fim de evitar perda de mensagens para a UFRRJ.
A migração de contas está disponível para servidores (técnicos e docentes), e as informações para essa migração estão no memorando circular enviado nesta segunda-feira, 19, pela Propladi a todos os servidores.
Em breve serão disponibilizadas as informações para os discentes.
Texto: CCS com informações da Propladi.