Portal UFRRJ > Notícias Graduação > UFRRJ realiza sessões de colação de grau: leia as orientações aos graduados

UFRRJ realiza sessões de colação de grau: leia as orientações aos graduados

por Cleiton Bezerra

As cerimônias de colação de grau dos alunos integralizados 2018.2 acontecem nos dias 28, 29, 30 e 31 de janeiro, e 1° de fevereiro. Hoje (29), o auditório Gustavo Dutra, no Prédio Principal (P1) do câmpus Seropédica, recebeu o segundo dia de colações.

Na sessão desta manhã, estiveram presentes o reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara, o vice-diretor do Instituto de Agronomia, Marcos Gervasio Pereira, o coordenador do curso de Agronomia, Adelson Paulo de Araújo, e o coordenador do curso de Matemática, Douglas Monsores de Melo Santos.

O reitor UFRRJ tranquilizou os recém-formados sobre a emissão do diploma, mesmo em meio a transição de sistemas. “Confiem no diploma, que vocês vão receber a partir de 120 dias, pois estamos em período de transição de sistema. Não temos ainda toda a estrutura que gostaríamos de ter, por isso a demora. Porém, os documentos que vocês têm já dão conta de começarem a vida profissional de vocês”.

Além disso, Berbara parabenizou os formados e desejou sucesso em suas trajetórias. “A união entre formação técnica e humana é uma característica dos formados da Universidade Rural. Como se diz: ‘Quem sobrevive à Rural, sobrevive a qualquer coisa’. Então, vocês estão de parabéns. Eu tenho certeza de que terão um futuro brilhante”.

(Fotos: Cleiton Bezerra / Prograd)

Orientações aos graduados sobre Histórico Escolar e Diploma

O graduado receberá somente o atestado de conclusão de curso. Portanto, o estudante deverá estar de posse do atestado original – que é um documento oficial provisório que atesta que o aluno colou grau em seu respectivo curso na UFRRJ – até que ele retire o seu diploma. Esse documento não deve ser rasurado ou amassado.

O Histórico Escolar será emitido a partir de 30 dias da data da realização da colação (o próprio graduado poderá retirá-lo no sistema SIGAA). Este é o prazo mínimo para emissão do Histórico, considerando o período necessário para as devidas atualizações e ajustes no SIGAA.

Já o Diploma será emitido a partir de 120 dias da data de realização da colação. O graduado deverá entregar o formulário de requerimento para confecção e registro de diploma na Divisão de Registros Acadêmicos (DRA), sala 96, Prédio Central, devidamente preenchido e assinado, com os respectivos “Nada Consta”, 15 dias após a realização da colação de grau.

Todas as demais orientações sobre o requerimento/retirada serão repassadas depois por meio das mídias da Prograd e da UFRRJ.

A DRA atenderá as dúvidas sobre documentações dos graduados pelo e-mail: prograd_dra@ufrrj.br, 15 dias após a realização da última sessão solene de colação de grau.

Postado em 29/01/2019 - 16:08