Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Graduação > Programas > PEC-G – Programa de Estudante de Convênio de Graduação

Pró-Reitoria de Graduação

PEC-G – Programa de Estudante de Convênio de Graduação


 

Programa de Estudante de Convênio de Graduação – PEG-G

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas – federais e estaduais – e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país.

O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa, no caso dos alunos de nações fora da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

São selecionadas preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.

O Decreto Nº 7.948, de 12 de Março de 2013, rege o programa e possui direitos e obrigações dos alunos além disso os estudantes também precisam atender às exigências regimentais e estatutárias da UFRRJ.

 

Condições para o ingresso:

 • Ser cidadão de país em desenvolvimento com o qual o Brasil mantém acordo de Cooperação Cultural, Educacional ou Científico e Tecnológico;
 • Ter sido selecionado pela Embaixada do Brasil no seu país de origem;
 • Portar visto “temporário IV”;
 • Ter o nome relacionado na notificação de matrícula dos estudantes-convênio selecionados para a UFRRJ, encaminhada pela SESu/MEC;
 • O candidato oriundo de país não lusófono deverá ser aprovado no exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras). A NÃO APROVAÇÃO no exame encerrará o vínculo do aluno com o Programa, sem possibilidade de recurso, e implicará no retorno imediato ao país de origem.

 

Informações sobre matrícula, início das aulas e outras informações deverão ser solicitadas à Coordenacao do Programa pelo email: pec_g@ufrrj.br

Informamos que não há vagas disponíveis no alojamento estudantil, solicitamos que busquem outras alternativas de moradia.

 

Para maiores informações:

Portal do MEC: Clique aqui.

Portal da Divisão de Temas Educacionais – DCE/MRE: Clique aqui.

FAQ oficial do MRE: Clique aqui.

Decreto Nº 7.948, de 12 de Março de 2013: Clique aqui.

Manual PEC-G: Clique aqui.

 

Documentação necessária para matrícula dos alunos PEC-G




Últimas Notícias