Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Evento marca abertura da VI Semana Acadêmica do curso de Belas Artes

Evento marca abertura da VI Semana Acadêmica do curso de Belas Artes

Abertura da SABA contou presença do reitor da UFRRJ (Foto: Cleiton Bezerra/Prograd)

A VI Semana Acadêmica do curso de Belas Artes teve início nesta segunda-feira (4/11) e vai até sexta-feira (8). O evento é organizado pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), pelo curso de Belas Artes e o Diretório Acadêmico Batista da Costa (DABC), e tem como tema: “Conteúdos lúdicos e artísticos como auxílio pedagógico”. A comemoração também é significativa enquanto data, pois marca os dez anos do ensino de Artes na UFRRJ.

Uma das convidadas para compor a mesa de abertura foi Maria do Rosário Roxo, diretora do ICHS. Ela destacou a contribuição da graduação, além de desejar a todos uma boa Semana Acadêmica. “Eu fico muito feliz por esse curso colaborar com a nossa consciência de que tudo não pode ser muito dentro da normalidade”, observou.

Em seguida, a diretora do Instituto de Educação (IE), Ana Cristina dos Santos, ressaltou a conexão entre a arte, a ciência e educação pela noção do que é belo e estabelecido de diferentes formas. Para ela, a responsabilidade dos alunos é primordial para o ensino. “É extremamente importante  que vocês se organizem aqui. São vocês que consolidam esse curso de graduação. São os alunos que vão dar, de fato, a consistência e a relevância de um curso de graduação”, afirmou.

Integrantes da mesa de abertura da SABA 2019 (Foto: Cleiton Bezerra/Prograd)

O Coordenador do curso, Antônio Silveira, se dirigiu especialmente à comunidade acadêmica para felicitá-la com apreço e desejar sucesso para o evento que se inicia: “Que a Semana Acadêmica do curso de Belas Artes da Universidade Rural, que celebra dez anos de existência, seja realizada com vivacidade própria das realizações artísticas. Que possamos nos apropriar de nossas energias criativas com muita alegria. Libertando-nos da tristeza, de todo peso e obstáculo. Divirtam-se aprendendo”.

E por falar em aprendizado, o professor de Belas Artes, Alexandre Guedes, depois de abordar a relevância do afeto entre o coletivo, revelou a necessidade da execução prática na área: “Você só vai ser bom em artes, se você tiver pleno conhecimento sobre arte. Não só no sentido teórico, mas principalmente no sentido prático”. E concluiu: “Todas as práticas estão assentadas no fazer, na produção e precisamos ter a plena consciência disso”.

Legado libertador

Reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara (Foto: Cleiton Bezerra/Prograd)

Posteriormente, a professora Marisa Vales apontou a inserção atual dos alunos e as mudanças geradas com o passar dos anos: “Eu vejo esse momento como uma forma belíssima de celebrar um caminho lindo. Nesses 10 anos, vi grandes transformações”. “E o clima construído é agregador e chama para o conjunto”, contou a professora sobre a vivência no curso de Belas Artes.

A solenidade também contou com a participação do reitor, Ricardo Berbara, que lembrou do processo de criação do curso durante o Programa Reuni. Além de citar a importância da Belas Artes para a Universidade. “A contribuição que o curso de vocês dá à instituição ultrapassa as fronteiras da grade curricular, os problemas de infraestrutura e atinge os grandes desafios que a Universidade, o país e o mundo hoje estão enfrentando”, finalizou.

Na sequência, foi a vez do Diretório enfatizar esta especificidade da comunidade discente. “O potencial que o nosso curso tem ainda não foi totalmente alcançado. O curso de Belas Artes tem tudo para ser um dos principais cursos da Rural”, concluiu um dos membros da Comissão organizadora da VI SABA.

A Semana contará com oficinas, palestras, mesas redondas, mostras cultural, de pesquisa e de materiais didáticos, e exposições em torno do lúdico e do humano. A comemoração é aberta a todos, gratuita e não precisa de inscrição.

por Isabella Cabral, bolsista de comunicação da Prograd (sob orientação do jornalista Cleiton Bezerra).

Postado em 06/11/2019 - 15:22