Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Projeto de extensão de Belas Artes promove criatividade e vivência de mercado para alunos artistas

Projeto de extensão de Belas Artes promove criatividade e vivência de mercado para alunos artistas

Financiamento coletivo do projeto Plural HQ é promovido na plataforma Catarse.

 

Um projeto no qual estudantes de Belas Artes da UFRRJ uniram-se para criar uma publicação coletiva de histórias em quadrinhos está dando o que falar! Trata-se da Plural HQ, resultado de um projeto de extensão conduzido pelo professor Gabriel Castilho na disciplina “História em Quadrinhos II“. A proposta tem o foco de proporcionar aos alunos/artistas independentes a oportunidade de vivenciar uma produção real do mercado criativo, pondo em prática os conhecimentos adquiridos e obtendo como resultado uma coletânea de histórias surpreendentes, dando maior visibilidade ao curso.

Oficina de Madonnaro, na frente do P1.

Gabriel Castilho explica que hoje a disciplina é um projeto de extensão, que faz parte da curricularização da extensão do curso de Belas Artes. “Quando assumi a disciplina, antes mesmo da Rural divulgar a obrigatoriedade da curricularização da extensão, eu dei a disciplina com esse aspecto, mas ela se concluía com um projeto de extensão normal, e não necessariamente ligado à disciplina como aspecto curricular dela. A minha preocupação com a disciplina era mais do que ensiná-los como fazer histórias em quadrinhos, mas sim, pensar em como os alunos poderiam vivenciar toda a experiência editorial. Muitos estudantes realizam projetos artísticos interessantes, mas depois não sabem o que fazer com eles, e engavetam. Penso que eles precisam vivenciar o mercado, saber como publicar, como procurar editoras e como se autopublicar, para que não passem por esse problema de ter um bom projeto, mas não saber o que fazer com ele”, explica o docente.

 

Colagem de lambe-lambe no câmpus de Seropédica para divulgação do projeto.

No projeto, os alunos escolhem e produzem desde o tema até as ilustrações e a narrativa. O tema dessa edição é “Criaturas sobrenaturais”, e cada estudante desenvolveu de forma livre uma história em quadrinhos dentro desse assunto, tendo histórias de humor, horror, filosóficas, surreais, dentre outras, demonstrando a grande pluralidade de narrativas possíveis. Para que o projeto siga adiante, a turma vem promovendo uma campanha de financiamento coletivo pela plataforma Catarse ( https://www.catarse.me/Plural_HQ ). E todas as novidades estão sendo divulgadas no perfil da Plural HQ no Instagram.

 

“Partimos para a autopublicação e, com isso, eles analisaram orçamentos de gráficas, estão aprendendo a diagramar, a registrar o ISBN, a tirar uma ficha catalográfica por meio de um profissional, a se divulgar, a vender, e a utilizar toda essa experiência em meios pedagógicos, pois depois do livro lançado, visitaremos escolas mostrando o projeto e realizando oficinas de histórias em quadrinhos com os alunos da rede pública. O financiamento coletivo foi escolhido por ser a forma mais prática de arrecadação de dinheiro para conseguirmos imprimir as tiragens e tornar esse projeto uma realidade. Todo dinheiro arrecadado no Catarse será para a impressão do livro com as histórias em quadrinhos, onde metade da tiragem será dada aos artistas participantes, e a outra metade será posta em pontos de venda e o lucro delas serão doados integralmente para compra de materiais de uso coletivo do curso de Belas Artes”, acrescenta Gabriel.

 

Dentro das ações de divulgação do projeto, foram realizadas, até agora, colagens de lambe-lambe, uma parceria com o canal de entretenimento Mamakoosa com mais de 70 mil seguidores no Instagram, cujo idealizador é um dos criadores da TV Colosso, uma oficina de Madonnaro, desenhando os personagens das histórias em quadrinhos na frente do P1, além de uma live no canal de entretenimento Cultura Pop – Marcio Chaves. A ideia é que o projeto Plural HQ continue por meio de publicações anuais e que, a cada ano, uma turma da disciplina de História em Quadrinhos 2 esteja à frente do projeto.

 

Parceria com o canal de entretenimento Mamakoosa.

 

“Acho que a grande importância deste projeto é a vivência mais completa do meio. A sala de aula é muito pequena para tudo que deve ser experimentado. É importante que artistas educadores, como formamos no nosso curso, tenham experiências reais de publicação, de eventos, de visitas pedagógicas, e as ações de extensão ajudam muito nisso. Acho que a disciplina ganha muito quando é pensada para além dos muros da universidade”, conclui o docente Gabriel Castilho.

 

Para acompanhar o projeto, visite o perfil da Plural HQ no Instagram –  https://www.instagram.com/plural.hq/

Para contribuir para o financiamento coletivo do projeto, acesse https://www.catarse.me/Plural_HQ

 

Por Fernanda Barbosa – Jornalista/CCS


Postado em 15/06/2023 - 10:13 -

Notícias Relacionadas

Documentário sobre o pintor Pancetti traz colaboração de professor da Rural
UFRRJ divulga concurso de acesso ao curso de licenciatura em Belas Artes
Reabertura do sistema para submissão dos documentos – ingressantes SiSU / Educação do Campo e Belas Artes 2023.1 – Análise da cota socioeconômica (renda familiar)
Prorrogação de prazo – Ingressantes Sisu/Educação do Campo e Belas Artes 2023.1 – Análise da cota socioeconômica (renda familiar)
Relação dos reclassificados matriculados nos cursos de Belas Artes e Educação do Campo para 2023.1

Últimas Notícias

Skip to content