A V Jornada LEAFRO-2017 teve sua abertura oficial no último dia 27/11, no auditório do IM/UFRRJ. Com o tema “Produção de Conhecimentos, Formação Política e Luta contra o Racismo na Educação Brasileira”, o evento marca os dez anos de atividades ininterruptas do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, integrando o Instituto Multidisciplinar na agenda das lutas de afirmação da cidadania, contra o racismo e a desigualdade étnico-racial na Baixada Fluminense, no estado do RJ e no país.
A V Jornada LEAFRO pressupõe, a exemplo das anteriores, um campo de possibilidades na construção de diálogos e interlocução entre diferentes sujeitos-parceiros produtores do conhecimento e da cultura, dentro e fora da universidade. O principal foco das produções é a afirmação e valorização da cultura e conhecimento sobre a população afro-brasileira. Neste ano de 2017, a V Jornada apresenta um conjunto de atividades acadêmicas e culturais, coroando uma década de atuação coletiva deste importante espaço de formação política, de produção e difusão do conhecimento, na luta epistemológica contra o racismo na sociedade brasileira como um todo, em particular na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Até o dia 1 de dezembro, estarão se reunindo no câmpus da Universidade Federal Rural em Nova Iguaçu (no Instituto Multidisciplinar), pessoas, grupos, associações, instituições de diferentes matizes que possuem como interesse comum a luta contra o racismo e qualquer outra forma ideológica de dominação com base em preconceitos e discriminações, sobretudo, a étnico-racial.
Para ler a reportagem completa, clique aqui.
Por Ricardo Portugal – Assessoria de Imprensa do IM/UFRRJ.