O Marco de Ação Educação 2030 foi formalmente lançado e adotado na quarta-feira, 4 de novembro, em reunião na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris. O documento – que firma compromissos e garante mudanças profundas na educação em níveis nacionais, regionais e global – foi aprovado por unanimidade por ministros e representantes de mais de 70 países. O Marco pretende garantir que o mundo consiga oferecer educação de qualidade de forma igualitária para toda a população do planeta.
– Temos uma nova agenda até 2030 que vai pautar todo o trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos países – disse Rebeca Otero, coordenadora de Educação da Unesco no Brasil. Ela participou da reunião ao lado do representante da entidade no Brasil, Lucien Muñoz, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Rebeca lembrou que o novo Marco está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pela ONU em setembro – especificamente o ODS de número 4, que traça metas na área de educação. A coordenadora afirmou que o Brasil já conta com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabeleceu 20 objetivos para a próxima década. De acordo com ela, o novo Marco segue na mesma direção, fortalecendo ainda mais a agenda educacional.
Na quinta (5) e sexta-feira (6), a Comissão de Educação da Unesco estará reunida em Paris para realizar o planejamento estratégico do setor para os próximos dois anos.
Clique aqui para acessar o Marco de Ação Educação 2030 (em inglês).
Fonte: Unesco