A UFRRJ, a UFMG, a UFV e a Ufra compõem uma nova rede de universidades federais na oferta de 600 vagas no curso superior lato sensu em Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos, modalidade Educação a Distância (EAD), inserido no Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/DED/Capes).
O curso é voltado para a formação de agentes públicos e profissionais na identificação e reconhecimento de solos, elaboração de mapas pedológicos e interpretação deste recurso para fins agrícolas e ambientais.
A carga horária do curso é de 360 horas, organizadas em três módulos de disciplinas: Pedologia; Ferramentas de georreferenciamento e geoprocessamento aplicadas a solos; e Levantamento e interpretação de solos. Também está prevista a defesa de trabalho de conclusão de curso (TCC).
As inscrições para a primeira turma começam em 1º de agosto de 2023, com início do curso em setembro de 2023.
Para mais informações, acompanhe as páginas dos setores de EAD das universidades participantes, que são a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal Rural do Amazonas (Ufra).
Por Pró-reitoria de Extensão (Proext) e Coordenadoria de Educação à Distância (Cead) da UFRRJ