

Na sexta-feira, 13 de março, o câmpus de Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) sediou a mesa de debate sobre “A inserção das Universidades no desenvolvimento da Região Centro-Sul e de Petrópolis” do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (FRIPERJ). O evento que aconteceu no auditório reuniu lideranças acadêmicas, autoridades políticas e representantes do setor produtivo para discutir soluções científicas voltadas ao desenvolvimento regional.


A abertura foi conduzida pelo reitor da UFRRJ e presidente do FRIPERJ, Roberto Rodrigues, e pelo diretor do Instituto Três Rios (ITR), Paulo Saraiva. Rodrigues ressaltou a evolução do fórum, que passou da defesa orçamentária das universidades para a atuação como motor de planejamento estratégico do estado.
O evento contou com uma mesa multipartidária e interinstitucional. Entre os presentes estavam o senador Carlos Portinho, os vereadores Beatriz Bogossian (Três Rios), Lívia Miranda (Petrópolis) e William Siri (Rio de Janeiro), além do ex-prefeito de Três Rios, Celso Jacob, lembrado por seu papel na fundação do campus local. Representando o meio acadêmico e tecnológico, participaram Felipe Henriques, professor do CEFET-RJ em Petrópolis; Ricardo Knaip, do IFRJ de Paulo de Frontin; Mauro Osório, professor da UFRJ; Teófilo de Paula, do Departamento de Ciências Econômicas e Exatas do ITR; além dos diretores executivos do Serratec, Thaís Ferreira e Rafael Simão.
Diálogo e Integração Produtiva
Antes da mesa principal, ocorreu uma reunião com as autoridades locais e o setor privado para debater sobre o desenvolvimento do interior fluminense e a necessidade do mercado estar mais próximo das produções acadêmicas. O representante da Associação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Antero Rego, apontou que até 95% dos insumos alimentícios comprados pelo setor vêm de fora do estado, evidenciando a limitação do agronegócio fluminense em abastecer as indústrias locais. Rego afirma que a “o auxílio das instituições públicas pode potencializar o mercado interno”.

Ainda durante o encontro entre os representantes da região Centro-Sul Fluminense, o ex-prefeito de Três Rios, Celso Jacob, apontou que a solução passa pela criação de um cinturão de fornecedores apoiado pelas instituições públicas da região, mas que é necessário o dialogo entre elas. Durante a abertura da mesa a vereadora Beatriz Bogossian endossou a constatação do distanciamento entre as instituições e defendeu a construção de “pontes mais eficientes entre o poder público municipal e o meio acadêmico para aproveitar a força da região”. Representando a Firjan, Jobert Neves e Felipe Cabral reforçaram o papel da qualificação profissional na atração de empresas, colocando os cursos do SENAI e SESI à disposição.


Vocações, Inovação e Agricultura


A mesa “A inserção das Universidades no desenvolvimento da Região Centro-Sul e de Petrópolis” aprofundou o debate econômico com a mediação da professora do Departamento de Ciências Econômicas da UFRRJ e coordenadora do FRIPERJ, Maria Viviana de Freitas, participaram da mesa os professores Mauro Osório e Teófilo de Paula, e da diretora executiva do Serratec, Thaís Ferreira. A executiva destacou o impacto do parque tecnológico da Região Serrana, que reúne cerca de 400 empresas de tecnologia e gera cinco mil empregos diretos.

O professor Teófilo de Paula apresentou uma análise SWOT sobre a produção agrícola regional. Ele apontou a proximidade com consumidores e o suporte de políticas públicas como pontos fortes, mas alertou para gargalos críticos como o êxodo rural e a carência de mão de obra especializada. Além de indicar a demanda por alimentos orgânicos como oportunidade de crescimento, o professor ressaltou as ameaças geradas pela instabilidade no financiamento público e pela forte concorrência externa.
O senador Carlos Portinho exemplificou vocações econômicas que demandam investimento em ciência, citando a piscicultura de tilápias em Paraíba do Sul, o cultivo de tomate em Paty do Alferes, os projetos vinícolas em Areal e a logística de galpões em Comendador Levy Gasparian. Ele defendeu a modernização da agricultura nos moldes do “cultivo protegido” da Região Serrana.
Sustentabilidade e Planejamento Urbano
O papel das universidades frente à crise climática também foi debatido, com destaque para o curso de Gestão Ambiental da UFRRJ. O vereador William Siri defendeu a adoção de soluções inovadoras de planejamento urbano por um “estado empreendedor”, como o conceito de cidades-esponja para o manejo das águas. Na mesma linha, a vereadora Lívia Miranda enfatizou que o saneamento básico e o tratamento de água são questões de dignidade e defesa ambiental, dependendo diretamente da ciência para serem efetivados.


Demandas Estudantis
O encontro também abriu espaço para o movimento estudantil da UFRRJ. As reivindicações locais ganharam o apoio da vereadora Beatriz Bogossian, que se comprometeu a articular emendas parlamentares para solucionar demandas urgentes de transporte. A parlamentar aproveitou para elogiar a eficiência da UFRRJ na execução de recursos captados, exemplificada pela construção do terceiro andar do instituto.


Texto e Fotos: João Vitor Freitas, jornalista e bolsista de Comunicação da Prograd/CCS