Na noite desta terça-feira (16/09), a Reitoria da UFRRJ realizou a segunda reunião com representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal de Seropédica para tratar de uma resposta coletiva contra o projeto de instalação de um complexo prisional na região.
O pró-reitor adjunto de Extensão, professor Marcos Pasche, apresentou um relatório elaborado pelo grupo de trabalho da UFRRJ criado para se debruçar sobre a questão da construção do presídio em Seropédica.
Segundo informações de reportagem veiculada pelo RJTV em 19/08/2025, o governo do Estado do Rio de Janeiro procura um terreno para a construção de uma unidade prisional, e Seropédica figura nos estudos preliminares como uma área com potencial para receber essas instalações. O estudo prevê a criação da unidade prisional no Arco Metropolitano, na altura do km 106.
Após reunião realizada no Gabinete da Reitoria, na mesma data da reportagem, com representantes da sociedade civil seropedicense, Embrapa, vereadores e membros da Prefeitura, a UFRRJ montou o grupo de trabalho liderado por Pasche e deixou agendada a reunião desta terça.
Neste segundo encontro, mais uma vez, todas as instâncias ali representadas se mostraram contrárias à construção dos presídios, corroborando com o relatório elaborado pela Universidade e apresentado pelo professor Pasche.
Na ocasião, o procurador-geral do município de Seropédica Luiz Fernando Alves Evangelista também teve uma fala contundente sobre a ilegalidade e várias questões críticas implicadas em tal proposta.
Com este segundo encontro, foi acordada a assinatura de um manifesto conjunto na Câmara de Vereadores, na próxima terça-feira (23/09), às 10 horas.
Também foi acordada a realização de uma Audiência Pública da Câmara Municipal de Seropédica sobre o assunto, no câmpus da UFRRJ em Seropédica, no dia 08/10, às 14 horas.
Por fim, também ficou acordado que a Prefeitura de Seropédica entrará com uma ação cautelar para tentar impedir a instalação de um complexo prisional na região.
Participaram da reunião o reitor da UFRRJ, professor Roberto de Souza Rodrigues; o vice-reitor César Augusto Da Ros; Luiz Fernando Evangelista, procurador da PMS; Bruno de Almeida Santos, presidente da Câmara de Vereadores; Fábio Moffat, secretário de governo da PMS; Paula Quintanilha, vereadora; Rene Mello Vigne, secretário de Saúde; Marciel Falcão Pequeno, secretário de Educação; Miguel D’Almeida Silva, secretário de Segurança e Ordem Pública; Isadora Passos Delesporte dos Santos, procuradora da Câmara Municipal; pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ, professor Leandro Dias de Oliveira; pró-reitor adjunto de Extensão Marcos Estevão Gomes Pasche; e o doutorando em Geografia, André Santos da Rocha.