Na quinta-feira (4/12), foi realizada a cerimônia de conclusão da reforma do Lago do Pavilhão Central (P1) e a inauguração da iluminação de Natal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A celebração teve início com a apresentação da Orquestra Jovem Itaguaí (Orji), seguida das falas do reitor Roberto Rodrigues e do vice-reitor César da Ros.
“A reforma foi uma ação de manutenção do patrimônio da Universidade, mas também uma ação ambiental de redução de desperdício de água”, explicou o reitor.
Os administradores da UFRRJ também informaram que fizeram um pedido ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que seja feito o tombamento histórico do Lago.
A cerimônia teve a participação de alunos, representantes da Administração Central, professores e moradores de regiões próximas da Rural. Após a reinauguração do lago, o reitor convidou todos para assistirem à nova iluminação de Natal, instalada em toda a fachada do Pavilhão Central.
“Fechar o ano com toda essa beleza nos motiva ainda mais para 2026”, finalizou Roberto Rodrigues.
Música: ferramenta de transformação
Comandada pelo maestro Adriano Souza, a Orji é um projeto social ligado ao Ministério da Cultura e apoiado pela UFRRJ. A orquestra possui alunos de Itaguaí, Seropédica, Rio de Janeiro e Mangaratiba, e também realiza aulas de violino no Centro de Arte e Cultura (CAC/UFRRJ).
O maestro comentou sobre a oportunidade e a importância desse evento para os jovens da orquestra:
“A ideia desse projeto é conseguir trazer essas crianças e jovens para dentro da universidade, para despertar neles o interesse em fazer um curso de graduação e vivenciar este ambiente. A música é uma ferramenta de transformação, por ter a possibilidade de conectá-los com pessoas que, talvez, eles não fossem conhecer sem a música”.
Veja, abaixo, as galerias de fotos da reinauguração do lago e da decoração de Natal.

























Reportagem: Yutá Garcia e João Vitor Madruga, estagiários de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)
Fotografias: Miriam Braz (CCS/UFRRJ)
Revisão e edição: João Henrique Oliveira (CCS/UFRRJ)