Reunião é marcada por apresentação de proposta de gerenciamento costeiro para o município.
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recebeu, na última terça-feira (06/05), o prefeito de Itaguaí Haroldo Jesus, no Gabinete da Reitoria. Na reunião, foi apresentada uma proposta de plano de gerenciamento costeiro para Itaguaí, planejada pelo Laboratório de Pesquisa em Desenvolvimento Territorial (LPDT) da Universidade.
A reunião aconteceu por uma iniciativa da UFRRJ, que aposta em projetos de pesquisa e extensão relacionados às zonas costeiras e ao mar. Na ocasião, o prefeito Haroldo Jesus celebrou a parceria com a Universidade: “Há muita coisa legal para acontecer no município de Itaguaí, e precisamos da parceria da Rural e de sua equipe técnica para desenvolver nossa região corretamente. Tenho certeza de que dará tudo certo”, afirmou.
Além do reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, estavam presentes os docentes Lamounier Erthal Villela e Leonardo Rocha Vidal Ramos; o doutorando Edmir Amanajás Celestino, do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia, Inovação e Agropecuária (PPGCTIA/UFRRJ); Alexandre Freitas, pesquisador de projetos voltados à economia do mar; Maria Ivone Barbosa, pró-reitora de Extensão, Marcos Pasche, pró-reitor adjunto de Extensão e o professor José Luis Luque, pró-reitor da PROPPG.
O professor Lamounier ressaltou que os trabalhos de extensão universitária junto a Itaguaí datam de longa data, e já resultaram em muitos benefícios recíprocos. “Destaque para a atuação no Colegiado Territorial Rural da Baía da Ilha Grande, que conta com forte participação dos agricultores e pescadores de Itaguaí, além de cursos e oficinas de capacitação”, destaca.
O doutorando Edmir adiantou como o grupo pretende seguir com a elaboração do plano de gerenciamento: “O que a gente está propondo é fazermos a construção de uma base, que envolva a prefeitura na composição do projeto, com uma parceria de transferência de conhecimento e tecnologia. E, em seguida, apresente para o Ministério Público”, explicou.
Texto e fotos: Ruan Fernandes, bolsista de Jornalismo da CCS/UFRRJ.