Foi realizada, na última terça-feira (18), a sabatina dos candidatos para a nova Direção de Câmpus do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ – quadriênio 2018-2022. O evento ocorreu nas dependências do Auditório Bruno Rodrigues de Almeida, no IM. Durante pouco mais de 50 minutos, os servidores Glaucius Lopes e Renan Arjona, respectivamente candidatos a diretor e vice-diretor pela Chapa 1 (“Todos numa Direção”), responderam a perguntas, esclareceram dúvidas e questionamentos diversos dos estudantes, professores e servidores técnico-administrativos.
Depois de ler as regras da sabatina, a servidora e presidente da Comissão Eleitoral, Ana Carolina Barbosa, anunciou aos presentes os dois candidatos, que apresentaram seus currículos acadêmicos e profissionais à comunidade universitária. As perguntas feitas pela plateia obedeceram a uma ordem de sorteio.
Foi indagado aos candidatos como se dará o processo de diálogo da futura Direção do Câmpus com o conjunto do corpo discente, no tocante às pessoas que residem no entorno. O servidor Glaucius respondeu que essa interlocução será plena e efetiva, na medida em que as portas da Direção do Câmpus estarão sempre abertas para as demandas, sugestões, queixas e reclamações não apenas da comunidade universitária, mas de todo o entorno, aí incluindo ONGs, Prefeitura de Nova Iguaçu, Corpo de Bombeiros, associações de moradores e demais grupos sociais. Glaucius informou que frequentemente tais setores buscam o apoio da IM/UFRRJ para a realização de diversas ações sociais e de integração humana.
Outro tema abordado foi com relação à questão da segurança envolvendo rachaduras existentes em alguns prédios. O candidato a diretor informou que existe um setor de Engenharia, localizado na Prefeitura da UFRRJ, em Seropédica. Ele revelou que inspeções periódicas são realizadas por tal setor e atribuiu a existência das rachaduras à instabilidade do terreno onde está localizado o câmpus ruralino iguaçuano. A Prefeitura Universitária, junto com a Direção do Câmpus, faz o acompanhamento periódico dessas inspeções e por enquanto esse problema encontra-se sob controle.
Um outro questionamento formulado fez referência ao tipo de apoio que a Direção pretende dar aos servidores da categoria. Glaucius voltou a enfatizar que o apoio reivindicado será total ao pleito dos técnicos-administrativos.
Um estudante perguntou como será o perfil da nova Direção, no tocante ao relacionamento com o corpo discente do Instituto Multidisciplinar. O candidato a diretor rebateu a acusação de que a atual Direção (da qual participa, no cargo de vice-diretor) seja “autoritária” no trato cotidiano com os estudantes. Ele garantiu que a atual direção (o servidor Geraldo Pinheiro é o atual diretor de Câmpus do IM) é franca, aberta e democrática, tratando a todos com os quais se relaciona com igualdade e respeito. Glaucius disse que vai seguir a linha atual, onde prevalecem a cordialidade, a transparência e a eficiência na gestão administrativa do IM.
Houve reclamações da parte dos estudantes dando conta de que os cartazes afixados nas paredes são frequentemente arrancados. Glaucius comunicou que os cartazes devem ser afixados apenas nos locais a eles destinados.
Ele anunciou para o mês de novembro deste ano a previsão de término da obra de pavimentação e reurbanização do câmpus. Com o fim da obra, a meta é duplicar o número de vagas do estacionamento. Glaucius explicou ainda que a reurbanização é um pouco demorada porque envolve estacionamento, pavimentação, asfaltamento, passagem de nível e iluminação.
Segurança — Muitas queixas dos estudantes referiram-se à questão da falta de segurança no entorno dos prédios da Universidade, inclusive com a ocorrência de assaltos e furtos nas proximidades do ponto de ônibus. O candidato da Chapa “Todos numa Direção” fez questão de revelar que tem encaminhado – com relativa frequência – às autoridades policiais (Polícia Civil e 20º Batalhão da PM) pedidos de providência para o entorno da Universidade Rural em Nova Iguaçu, principalmente nas regiões desprovidas de iluminação pública.
O candidato a vice-diretor, Renan Arjona, lembrou que trabalhou com Glaucius no Conselho de Unidades (Consuni), ambos na condição de representantes dos técnicos-administrativos e sempre defendendo os interesses da categoria junto às esferas deliberativas da instituição. Renan salientou que o fato dos servidores técnicos-administrativos poderem concorrer a cargos de direção é uma conquista.
Os estudantes ainda reclamaram das instalações atuais do Laboratório de Informática. Glaucius esclareceu que o setor depende da área de compras da Universidade, o qual se subordina diretamente à Reitoria. Ele aproveitou para denunciar o corte de verbas orçamentárias promovido pelo governo Michel Temer na esfera federal, fato que vem se configurando num ataque neoliberal às universidades públicas, limitando e dificultando o processo de melhoria e renovação dos equipamentos. Informou também que participou de uma reunião de planejamento para a aquisição de novos equipamentos com vistas ao ano de 2020.
Ajuda dos estudantes — O postulante ao cargo de diretor de câmpus aproveitou a sabatina para pedir ajuda aos estudantes do IM, no sentido de não permitir que os equipamentos (data-show, ar condicionado, luzes acesas em salas de aula vazias) fiquem ligados sem que ninguém esteja presente no local.
Ele lamentou também a impossibilidade de driblar a crônica escassez de recursos orçamentários, em razão de ter que fazer a gestão administrativa pela legislação vigente, fato que impõe limitações e restrições de ordem administrativa e financeira. Ele prometeu dar suporte operacional às atividades da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP), projeto piloto pioneiro em toda a UFRRJ e que começou no câmpus do IM, em Nova Iguaçu.
Eleições — A Consulta Pública acontece nestes dias 19, 20 e 21 de setembro. Podem votar estudantes, técnicos-administrativo e professores, titulares ou adjuntos. A urna estará localizada no hall em frente ao Restaurante Universitário, preparada para receber os votos da comunidade universitária.
Por Ricardo Portugal, Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)/Assessoria de Imprensa do IM