As atividades aconteceram durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
No primeiro dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), 21/10, no Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), pela manhã, foi realizada a palestra “Predadores verdes: biologia e cultivo de plantas carnívoras”. O curso foi ministrado pelos estagiários do Jardim Botânico Lucas Teixeira Braz e João Pedro Bernardo e explicou o cultivo, cuidados, métodos e conhecimentos sobre as plantas carnívoras.
Para o palestrante João Pedro, há a necessidade de espalhar conhecimento: “A gente aqui no Jardim tem um compromisso de extensão, divulgação científica e de espécie também. As plantas carnívoras são um grupo muito endêmico, muitas vezes ameaçadas, pouco conhecidas e que despertam muita curiosidade. Por isso é interessante a gente usar disso para falar sobre essa área um pouco negligenciada dentro da biologia”.
A palestra sobre plantas carnívoras aconteceu em dois momentos, o primeiro com ensinamento teórico sobre a biologia, plantio, ambiente, famílias, dicas sobre cultivo e a como escolher a planta adequada, levando em consideração o clima e o ambiente, além do nível de experiência do cuidador e dos locais certos para compra. No segundo momento, os palestrantes conduziram os espectadores para observar as plantas cultivadas do jardim, além de explicarem sobre o sistema de rega automática feito pelos alunos e professores da Rural.
Esse tipo de sistema automático foi desenvolvido após a morte de mais de cinco plantas carnívoras em um período de férias, quando o nível do fluxo de funcionários do Jardim Botânico costumava ser menor. A rega também serve para simular climas e ambientes de espécies que são nativas de áreas com maior altitude, mas o principal desafio do Jardim Botânico, para com essas plantas, é o calor extremo em alguns períodos do ano e a baixa qualidade da água de Seropédica.
“Muitas pessoas têm curiosidade, mas não têm o conhecimento, porque também não são plantas que dão em qualquer lugar, tem suas áreas específicas e os seus métodos específicos. Então, eu acho que esse curso serve para a gente instigar a galera e fomentar um pouco desse conhecimento, das características e das famílias dessas plantas carnívoras”, finalizou o ministrante Lucas Teixeira.






Já pela tarde, houve a “Trilha Interpretativa e Imersiva do Jardim Botânico UFRRJ”, que teve como ideia promover a importância de um parque e apresentar como funciona sua atuação na preservação de espécies ameaçadas.
Por meio desse tour guiado, Deborah Jardim, estagiária do local, explicou como o parque contribui nas ações diretas na conservação de coleções de plantas vivas e conservadas da flora nativa e exótica e ainda menciona: “A gente trabalha aqui com educação ambiental, então trazer a importância do Jardim Botânico, tanto da Rural como de vários outros lugares do Brasil e do mundo, que é a pesquisa, é a preservação de espécies, esse estudo de espécies ameaçadas, é promover e elevar a importância do nosso jardim, mostrar que aqui a gente não é só um espaço bonito para se tirar foto, mas sim um espaço onde a gente pode aprender e tirar muita coisa boa daqui também”.
No tour, ainda é explicado sobre a coleção ex-situ do Jardim Botânico, que é uma biblioteca a céu aberto onde plantas fora de seus habitats naturais, são trazidas para serem integradas juntos de plantas nativas, muitas vezes como última alternativa para espécies ameaçadas de extinção.
Durante a trilha, diversos alunos se expressaram positivamente, como Letícia Sandim, aluna do terceiro ano do Ensino Médio: “A gente teve alguns resumos de como são as plantas aqui. Então estamos compartilhando muito conhecimento e também podendo ter uma prévia de como é o ambiente da faculdade. Tá sendo incrível e foi um ótimo dia fora da sala de aula, podendo aproveitar o campus.”
Ambos os eventos tiveram ampla participação de alunos do Ensino Fundamental e Médio, além dos próprios alunos da Universidade.
Confira mais fotografias da trilha na galeria a seguir:




























Serviço:
Jardim Botânico da UFRRJ
Localização – Câmpus Seropédica da UFRRJ: https://maps.app.goo.gl/BFXZF8B3BDpe5r2Y9
E-mail: jardimbotanico.rural@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/jardim.ufrrj/
Site: https://institucional.ufrrj.br/jardimbotanico/
Acompanhe a cobertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no site: https://snct.im.ufrrj.br/
Por João Vitor Madruga e Yutá Garcia (texto) e João Vitor Madruga (fotos) – Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Edição: Michelle Carneiro (CCS/UFRRJ).