Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
A PROEXT
Acadêmico
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
edital
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DGCC
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Institucional UFRRJ
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vídeos
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > UFRRJ realiza a primeira edição do Encontro Tecnológico de Administração Pública (ETAP)

UFRRJ realiza a primeira edição do Encontro Tecnológico de Administração Pública (ETAP)

Acadêmico | 23/10/2025 - 10:08
Geovanna Costa - Assessora do Governo de Goiás. Celso FIlho - Presidente do DAAP, Deise Marques - Coordenadora do Curso de Administração Pública, Cesar Da Ros - Vice Reitor, Rodrigo Amado - Diretor do ICSA. Gustavo Olivares - Orientador do Evento
Mesa de abertura do evento com Geovanna Costa, assessora do Governo de Goiás; Celso Filho, presidente do DAAP; Deise Marques, coordenadora do curso de Administração Pública; Cesar Da Ros, vice-reitor da UFRRJ; Rodrigo Amado, diretor do ICSA; e Gustavo Olivares, orientador do Evento (foto: Lucas InFocus) 

Nos dias 14 e 15 de outubro, o Diretório Acadêmico de Administração Pública (DAAP) promoveu a primeira edição do Encontro Tecnológico de Administração Pública (ETAP) — um evento pioneiro voltado à integração entre tecnologia, inovação e gestão pública.

Realizado com apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o encontro reuniu autoridades, docentes, discentes e gestores públicos em um espaço de diálogo sobre o papel das novas tecnologias no aprimoramento dos serviços prestados à população.

O ETAP surgiu da necessidade de aproximar o ambiente acadêmico das transformações digitais que estão moldando a Administração Pública contemporânea. A proposta central é promover reflexões sobre o uso da Inteligência Artificial, da automação e de ferramentas tecnológicas como instrumentos de inclusão, eficiência e transparência na gestão pública.

Sob a orientação do professor Gustavo Olivares, docente da área de Tecnologia da Informação do curso de Administração Pública do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), o projeto foi desenvolvido pelo DAAP com o propósito de estimular políticas de transformação digital e inclusão digital no contexto municipal e estadual.

De acordo com os organizadores, o evento representa um marco importante para o curso e para a própria Universidade.

 “Enquanto entidade de representação estudantil, o Diretório Acadêmico entende que é fundamental promover ações que estimulem o protagonismo discente e a produção de conhecimento aplicada à realidade pública”, destacou o presidente do DAAP, Celso Filho.

O encontro também reforçou o papel da UFRRJ como espaço de inovação e diálogo interinstitucional, fortalecendo a relação entre a academia e o setor público. A presença de convidados e representantes de diferentes esferas da administração contribuiu para ampliar as discussões sobre os desafios e oportunidades da transformação digital no setor público.

Abertura e mesas temáticas

No primeiro dia, a mesa de abertura contou com a presença do vice-reitor da UFRRJ, professor César Augusto da Ros.

Também marcaram presença ao longo dos dois dias de evento a coordenadora do curso de Administração Pública, professora Deise Luce, o diretor do ICSA, professor Rodrigo Amado, o professor orientador Gustavo Olivares, o chefe do Departamento de Administração Pública, professor Vinícius Baptista, a ouvidora da Universidade, Ana Beatriz Paz, e a assessora do Governo de Goiás, Geovanna Costa.

A mesa principal, com o tema Cidades Inteligentes e Inclusão Digital, teve a participação do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Rio de Janeiro, Gabriel Medina, do historiador e pós-graduado em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino, professor André Carvalho, e foi mediada pelo professor Aldenilson Costa, doutor em Planejamento Urbano e Regional e docente do Departamento de Administração Pública.

Gabriel Medina - Subsecretário de Ciência Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Rio de Janeiro
Gabriel Medina, subsecretário de Ciência Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Rio de Janeiro (foto: Lucas InFocus)

O segundo dia de atividades trouxe novas perspectivas sobre governança digital e gestão pública de dados.

Estiveram presentes o diretor de Governança de Dados e Informações do PRODERJ, Raphael Andrade — responsável pela implementação e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) —, o diretor de Planejamento da CODEMAR e ex-presidente do Inplan, Julio Urdangarin, e a assessora do Governo de Goiás, Geovanna Costa, que apresentou as perspectivas de inovação implementadas no governo de Goiás.

A mediação ficou a cargo do jornalista, escritor e empresário Pedro Rafael.

Julio Urdangarin - Diretor de Planejamento da CODEMAR, Pedro Rafael - Jornalista, Rapahel Andrade - Diretor de Governança do PRODERJ, Geovanna Costa - Assessora do Governo de Goiás.
Julio Urdangarin, diretor de Planejamento da CODEMAR; Pedro Rafael, jornalista; Rapahel Andrade, diretor de Governança do PRODERJ; e Geovanna Costa, assessora do Governo de Goiás (foto: Lucas InFocus)

Após reunião com a Proext, o Diretório Acadêmico de Administração Pública (DAAP) consolidou o interesse em manter e expandir o evento, transformando-o em uma iniciativa permanente de estímulo às ações extensionistas. A proposta inclui a busca por novos patrocinadores, apoiadores e organizações que atuam nas áreas de inovação e tecnologia.

O DAAP aposta em fortalecer o curso de Administração Pública por meio de iniciativas que incentivem os estudantes à prática e à vivência da gestão pública, promovendo eventos e atividades que contribuam para sua formação ao longo da graduação.

A comissão organizadora também agradece ao professor Gustavo Olivares por ter acolhido e mantido essa iniciativa, bem como a toda a comunidade acadêmica que acredita e colabora com ações voltadas à expansão do ensino e ao fortalecimento da Universidade.

A Comissão de Organização do ETAP foi composta por: Gustavo Olivares; Lívia Duarte; Celso Filho; Jean Costa; Yngrid Soares Pacheco; Rayssa Domingues; Amanda Monteiro; Fabiana Gomes; Mikaella Aguiar; Geovana Fonseca; Ester Mendes; Bruna Amorim; Raquel Boy; Samuel dos Santos; Brendo Henrique; Gabriela Carvalho; Letícia Smorzuk; e Sttefany Pereira.

Comissão Organizadora, professora Vera e Professor Aldenilson do curso de Administração Pública (foto: Lucas InFocus)
Comissão Organizadora, professora Vera e Professor Aldenilson do curso de Administração Pública (foto: Lucas InFocus) 

Acompanhe as ações do DAAP/UFRRJ no Instagram: https://www.instagram.com/daapufrrj/

Texto: Divulgação –  Diretório Acadêmico do Curso de Administração Pública da UFRRJ.

Fotos:  Lucas Infocus.

Notícias Relacionadas

Ir para o conteúdo
Configurações de cookies

Para garantir a melhor experiência ao usuário durante a visita aos nossos sites, a UFRRJ utiliza cookies.

Alguns cookies são estritamente necessários para fornecer funcionalidades essenciais, como sessões de login, e não podem ser desativados. Outros cookies são coletados para melhorar o desempenho do nossos websites e a sua experiência por meio da análise de tráfego. Esses cookies podem também incluir cookies de publicidade, instalados por terceiros, como redes sociais. Seu principal objetivo é integrar conteúdo de mídia social em nossos sites, como plug-ins sociais.

Navegando através do MENU LATERAL, é possível conhecer e gerenciar  as categorias de cookies utilizadas nos sites ufrrj.br

Saiba mais em nossa Declaração de Cookies.