O Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PMGCA/UFRRJ) promoveu, no dia 5 de novembro de 2025, o XXIII Encontro Técnico da Estação Experimental Regional do Espírito Santo (ERES), em Conceição da Barra-ES. O evento reuniu 61 participantes, entre técnicos, gestores e produtores de cana-de-açúcar dos estados do RJ, ES, nordeste de MG e sul da Bahia, região de atuação do Programa.
A abertura contou com a participação do coordenador do PMGCA/UFRRJ, Willian Pereira, do diretor do câmpus de Campos dos Goytacazes da UFRRJ, Paulo Henrique Borgati, e do coordenador administrativo do PMGCA, Tamys Fernandes. As equipes do PMGCA/UFRRJ dos câmpus Campos dos Goytacazes e Seropédica, além da própria ERES, também estiveram presentes, reforçando a integração interna do Programa.
A programação técnica teve início com a palestra do pesquisador e coordenador técnico do PMGCA/UFRRJ, Josil Júnior, que apresentou os resultados mais recentes do PMGCA/UFRRJ.
Em seguida, o pesquisador Djalma Neto, do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PMGCA/UFRPE), discutiu a evolução do melhoramento genético da cana-de-açúcar no Brasil e apresentou as novas variedades RB indicadas para o Nordeste.
Já o pesquisador Williams de Oliveira (PMGCA/UFRPE) abordou a atualização em doenças da cana-de-açúcar, destacando a identificação de uma nova doença, denominada queima de Epicoccum.
O XXIII Encontro Técnico reforçou o papel da ERES como espaço estratégico de atualização e troca de conhecimento, fortalecendo a colaboração entre universidades, produtores e demais agentes do setor sucroenergético regional.
Por Willian Pereira, coordenador do PMGCA/UFRRJ.