A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi convidada a integrar o Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas, cujo evento de lançamento ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) nos dias 16 e 17 de outubro.
O professor Ely Caetano Xavier Junior, vice-coordenador do curso de Direito do câmpus Seropédica, representou a UFRRJ no evento. Também esteve presente o professor Bernardo Brasil Campinho, coordenador do curso de Direito do câmpus Nova Iguaçu.
Iniciativa das faculdades de Direito da USP (de São Paulo e Ribeirão Preto), o Colégio pretende estabelecer uma cooperação em rede, de caráter permanente, para a realização de intercâmbio de estudantes e docentes.
De acordo com o professor Ely Caetano, outros projetos serão definidos futuramente, “em atenção às perspectivas e necessidades próprias de sua natureza jurídico-administrativa e de seu compromisso pedagógico, constitucional e legal com os fundamentos do Estado Democrático de Direito”.
Os representantes de mais de 40 cursos de Direito de instituições públicas de todas as regiões brasileiras debateram, ao longo dos dois dias, os desafios do ensino jurídico.
“Entre os temas principais, os participantes refletiram sobre o papel dos cursos jurídicos na garantia da democracia, os impactos das novas tecnologias nos processos de ensino e as possibilidades de atuação conjunta em defesa do ensino público de gratuito e de qualidade”, relatou o vice-coordenador do curso de Direito da UFRRJ Seropédica .
O evento de lançamento terminou com a apresentação de um protocolo de intenções e com a minuta de convênio a ser celebrado entre as instituições interessadas para formalização da participação no Colégio. “Depois de formalizada a cooperação, espera-se a criação de oportunidades de mobilidade acadêmica, pesquisa conjunta e colaboração administrativa entre as instituições”, concluiu o professor.
Colaboração: prof. Ely Caetano Xavier Junior
Fotos: freepik e divulgação