Do dia 19 a 21 de agosto, a equipe da UFRRJ de Campos esteve presente no Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty 2022. O engenheiro agrônomo Giovane Leal, a residente em agronomia Jane Ribeiro e a técnica agrícola Aline Oliveira marcaram presença no evento pelo Programa de Melhoramento Genético da cana-de-açúcar (PMGCA), que possui uma atuação de longa data em Paraty.
O evento contou com a exposição dos principais alambiques da região de Paraty e, dentre eles, o estande institucional da UFRRJ, que elaborou uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelo Câmpus Campos dos Goytacazes (CCG). A instituição trabalha a construção de diversos projetos relacionados à cana-de-açúcar desde 2007, juntamente da Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty, que é a realizadora do festival em parceria com a prefeitura da cidade.
Este é um evento que busca valorizar os métodos de produção da cachaça, a cultura caiçara e a gastronomia local. Realizado desde 1983, quando começou com o nome Festival da Pinga, é um dos eventos mais tradicionais da cidade, atraindo um grande público nacional e internacional.
Durante a exposição no estande da Universidade, foram apresentados os novos lançamentos de variedades de cana, as publicações realizadas até o momento e a prospecção de informações sobre o controle biológico na cana-de-açúcar em Paraty.
Houve também um momento em que os produtores locais foram presenteados com o livro de celebração dos 30 anos da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), da qual a Rural é uma das integrantes. Também foi apresentado ao público o Inova Agroecologia Maricá, um projeto da UFRRJ, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), para desenvolver ações de pesquisa e inovação em agroecologia. Esta foi a 40º edição e desde 2007 a UFRRJ vem marcando presença no maior festival de cachaça do estado do Rio de Janeiro.
(Texto e fotos: CCG/UFRRJ)