A UFRRJ, ao lado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), firmou parceria com a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) num projeto que vai diagnosticar a cadeia produtiva do estado. Com o objetivo de criar instrumentos de planejamento para o desenvolvimento regional, o estudo pretende elaborar uma nova matriz insumo-produto para o RJ.
“É como se fosse uma fotografia da estrutura produtiva do estado”, explica o professor Joilson Assis Cabral (Departamento de Ciências Econômicas/ICSA/UFRRJ), um dos participantes do projeto. “A partir dessa matriz, conseguiremos fazer uma série de mapeamentos, tais como verificar impactos de emprego, renda e geração de tributos na própria produção, além de identificar elos produtivos faltantes na cadeia”.
Segundo Cabral, a matriz de insumo-produto vai permitir que o Rio quebre “um círculo vicioso de uma política baseada no achismo e em consensos equivocados”, permitindo um planejamento maior em seus investimentos.
Joilson Cabral ressalta ainda a importância dessa ação para a UFRRJ, bem como a abertura de possibilidades para novas pesquisas: “A Universidade liderar isso, neste momento de negação à ciência, é muito importante. Outro ponto positivo é que a matriz vai ser pública. E, no âmbito da academia, há carência de estudos baseados em tal metodologia”.
A parceria com as universidades foi firmada nesta terça-feira (1/2), na sede da Alerj, no centro do Rio de Janeiro, com presença, entre outros, do professor Joilson Cabral; do reitor da UFRRJ Roberto Rodrigues; da reitora da UFRJ Denise Pires; e do presidente da Assembleia André Ceciliano.